Fundo de Quintal é um grupo de samba brasileiro carioca, formado nos anos 70. Surgindo das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique Ramos, criado por Bira Presidente, Ubirany e Sereno, em 1961. A verdade é que o Fundo de Quintal tornou-se ao longo dos anos uma das maiores referências do gênero, destacando-se no pagode. São 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira e ainda hoje é reconhecidamente o grupo do gênero mais premiado e respeitado da história. Sua vitalidade e longevidade não tem segredo e aqui fica a receita: generosidade musical.
Pelo grupo passaram os grandes nomes Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci, Mario Sérgio, Ronaldinho e Ubirany. LOs verdadeiros padrinhos das gerações de sambistas. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. O grupo se mantém mais de 154 milhões de visualizações em seu canal de YouTube e mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify e 300 mil fãs na Deezer.
No palco, Bira Presidente - que além de exímio pandeirista é o dono absoluto do samba no pé, Sereno - cantor, compositor e inventor do tantã, Ademir Batera - conhecido como baterista Sorriso, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí. Esses são os nomes que formam o Grupo Fundo de Quintal, uma união de sambistas, que juntos formam a principal referência do gênero.
Ficha Técnica:
UBIRAJARA FELIX DO NASCIMENTO - Pandeiro - Voz
JALCIRENO FONTOURA DE OLIVEIRA - Tantan - Voz
ADEMIR DA SILVA REIS - Bateria -Voz
MARCIO ALEXANDRE TEIXEIRA MOREIRA - Cavaquinho - Voz
SILVIO DO NASCIMENTO JUNIOR - Banjo - Voz
TIAGO DE SOUZA BRANDAO - Repique de Mão - Voz
RAFAEL DE JESUS RAYMUNDO - Percussão
PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA - Baixo
RODRIGO MOREIRA DOS SANTOS - Surdo
VITOR ANDRÉ DE SOUZA GOMES - Violão
DEIVISONDE LARA ANACLETO - Sopro
RICHARDSON DA SILVA DOS SANTOS - Percussão