As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. O espetáculo recria essa tradição ao afirmar a potência contida no humor da palhaçaria feminina, dando protagonismo a duas palhaças que ocupam o centro do picadeiro e fazem rir espectadores de todas as idades.
50 min
Elenco: Fernanda Jannuzzelli - Palhaça Begonia | Lara Prado - Palhaça Brigite Margô | Concepção: Fernanda Jannuzzelli e Aline Olmos | Direção artística: Pereira França Neto - Palhaço Tubinho | Música original: Arturo Cussen - Circo da Silva | Cenografia: Claudio Saltini | Figurinos: Aline Olmos, Fernanda Jannuzzelli e Lara Prado | Confecção de figurinos: Dalvina Rodrigues e Graciete Mary dos Santos | Produção: Fernanda Nunes
A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo, fundado em 2012 em Campinas-SP, por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela UNICAMP. A Cia tem como valor maior a criação de espetáculos que prezam pela comunicação efetiva com o seu público. Para tanto, fundamenta sua linguagem original nas variadas formas da teatralidade popular e circense, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade. Em seus 11 anos de atividade ininterrupta a Cia produziu 10 obras inéditas, participou de mais de 90 festivais, recebeu 19 prêmios e realizou 9 turnês regionais pelo estado de São Paulo. Nesse processo, atingiu um público estimado em mais de 80 mil pessoas. O grupo iniciou em 2012 suas pesquisas no campo das manifestações tradicionais brasileiras. No mesmo ano o grupo estreou seu primeiro espetáculo: “As Presepadas de Damião - de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo”, dirigido por Mario Santana. A peça participou de diversos festivais, além de ser apresentada em diversas unidades do Sesc e do Sesi. Em 2015 e em 2017, o espetáculo realizou turnês pelo Proac. Em 2018 compôs a programação do Circuito SESC de Artes. Em 2018 a Cia participou do projeto “Viagens Teatrais - Montagens inéditas”, financiado pelo SESI-SP, com a montagem do espetáculo: “Burundanga - a revolução do baixo ventre”, de Luís Alberto de Abreu, com direção de Fernando Neves (Cia. Os Fofos Encenam). Em 2019 a Damião e Cia integrou o elenco da versão brasileira do espetáculo de rua “Andante”, da Compañía Markeliñe, do País Basco, Espanha. O espetáculo participou do Circuito SESC de Artes. Em 2019 a Cia integrou ao seu repertório o espetáculo “Atenção, respeitável público!”. A peça, que circula desde 2012, recebeu a orientação artística de Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, e participou de diversos festivais, tendo circulado ainda por unidades do Sesc e do Sesi, além de realizar uma turnê em 2023 pelo Proac. Em 2019 a Damião e Cia realizou a montagem de “As Desventuras do Capitão Rabeca”, com criação de texto e atuação de Rodrigo Nasser, direção artística de Tiche Vianna e direção musical de Marcelo Onofri. A peça circulou por diversos festivais e unidades do Sesc, além de realizar uma turnê em 2023 pelo Proac. Em 2022, a Cia estreou “Um Incrível Show de Mímica”, com criação e atuação de Rodrigo Nasser ??e em 2023 realizou uma circulação do espetáculo pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). Em 2022, o grupo estreou o espetáculo de rua “Trupica Coração”, com direção de Kátia Daher (Cia Os Fofos Encenam) e dramaturgia de Rogério Guarapiran, contemplado pelo Proac 2021. Em 2022, estreou a intervenção cênica “Bululu”, com Rodrigo Nasser, baseada na prática das estátuas vivas, através do Proac 2021. Em 2024, o grupo estreou o espetáculo infantil “Bem Debaixo do Nariz”, com direção de Cláudio Saltini, e apoio do Proac 2023.