Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, em 2017, especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator Hilton Cobra, com direção de Onisajé (Fernanda Júlia), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, início do século XX. Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder à seguinte pergunta: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.
CIA DOS COMUNS
Criada no Rio de Janeiro em 2001, pelo ator Hilton Cobra, a Cia dos Comuns é um grupo de teatro formado por artistas negroas com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa que possibilite maior conhecimento da cultura afro-brasileira. Responsável pela encenação dos espetáculos A roda do mundo-2001; Candaces – A reconstrução do fogo-2003 (Prêmio Shell de melhor música) e Bakulo – Os bem lembrados-2005, direção de Marcio Meirelles; Silêncio-2007, direção de Hilton Cobra e Traga-me a cabeça de Lima Barreto!-2017, direção de Onisajé (Fernanda Júlia), (4º PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS-2017; PRÊMIO BRASKEM-2017, categoria “Texto” / Salvador;? 9º PRÊMIO OLHARES DA CENA-2018, categoria “Ator”/POA; Revista BRAVO: 30 melhores espetáculos-2018; Jornal O GLOBO: 10 melhores espetáculos-2018 / Rio de Janeiro) e Blog do Arcanjo: 10 melhores atores do ano-2018/SP. Projetos extra palco: Fórum Nacional de Performance Negra/BA,? Olonadé – A cena negra brasileira/RJ e Akoben.
Hilton Cobra : Ator
Luiz Marfuz : Dramaturgia
Onisajé (Fernanda Júlia) : Direção
Cenário: Vila de Taipa (Erick Saboya, Igor Liberato e Márcio Meireles)
Desenho de Luz: Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira
Figurino: Biza Vianna
Direção de Movimentos: Zebrinha
Direção Musical: Jarbas Bittencourt
Direção de vídeo: David Aynan
Participações especiais (voz em off): Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade
Produção executiva: Lud Picosque - Corpo Rastreado
Operação de Luz: Lucas Barbalho
Operação de som e vídeo: Duda Fonseca