Programação da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
No dia 22 de novembro de 2023 às 15h00 quarta-feira
Teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp
Oficialização da abertura da Cerimônia Solene pelo Curador Prof. Dr. Celso Luiz Prudente da 19ª MICINE – e discurso de um representante do SESI-SP – apresentação da música tema da MICINE com Vanessa Moreno, Jossiara e Anderson Brasil; Fabiana Cozza; Paulo Ronqui e o Grupo Metallumfonia da UNICAMP.
15h30min- DESTAQUE DO ANO - Ofô de Xangô
Dr. Osvaldo de Camargo Escritor
Prof. Renato Gonçalves Dos Santos – Escola SESI Tambaú - CE370
15:50 TÍTULO DOUTOR HONORIS CAUSA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO SESI
Prof. Dr. Kabengele Munanga FFLCH / USP
Prof. Dr. Roberlaine Jorge Reitor da Universidade Federal do Pampa
Prof. Dr. Livre-Docente Celso Luiz Prudente receberá o título de Dr. Honoris Causa pelo Instituto Federal de Manaus – IFAM.
16h10min GRANDE HOMENAGEADO:
Humberto Thomé Ortiz Diretor del Instituto de Ciencias Agropecuarias y Rurales (ICAR) de la Universidad Autónoma del Estado del México – UAEMéx
16h30 HONRA AO MÉRITO
Prof. Dr. Gilberto Sobrinho – UNICAMP
Prof. Dr. Flávio de Oliveira – UNICAMP
Profa. Ma. Juliana Maria Parini – SESI Santos (Representando a escola SESI CE087)
16h40 APRESENTAÇÃO MUSICAL
Apresentação de Fabiana Cozza
Vanessa Moreno, Jossiara, Anderson Brasil
Paulo Ronqui e Grupo Metallumfonia da UNICAMP
17h30 LANÇAMENTO DO LIVRO – distribuição gratuita
D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente