O Caso Meinhof, montagem do Teatro do Fim do Mundo é livremente inspirada no texto Ulrike Maria Stuart, da ganhadora do Nobel de literatura Elfriede Jelinek. A partir da histo´ria da RAF, grupo terrorista alema~o dos anos 70 (com as mulheres Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin na lideranc¸a), a pec¸a discute o fracasso e a heranc¸a dos movimentos revoluciona´rios do se´culo XX, além de debater a presença das mulheres na liderança de processos políticos, entre outros temas que se mostram urgentes no Brasil de hoje.
Ulrike Maria Stuart e´ com freque^ncia considerada a mais importante pec¸a de Elfriede Jelinek, autora fundamental para a dramaturgia contempora^nea, apesar de sua obra ainda ser pouqui´ssimo encenada no Brasil. Foi a primeira lançada após ela ser premiada com o Nobel em 2004.
Ao tratar de temas fundamentais para pensar o tempo em que vivemos – o aparente fracasso dos projetos revoluciona´rios, o perigo da viole^ncia autorita´ria por parte de quem deseja mudar o mundo, e ao mesmo tempo a impossibilidade de se conformar a uma ideia de que o mundo não pode ser transformado – a pec¸a se faz urgente em um contexto brasileiro de crise profunda, em que a imaginac¸a~o poli´tica se ve^ travada pelo peso excessivo dos vi´cios histo´ricos do pai´s.
Ficha técnica
livremente inspirado em ULRIKE MARIA STUART, de Elfriede Jelinek
Direção: Clayton Mariano e Maria Tendlau
Tradução e dramaturgismo: Artur Kon
Elenco: Artur Kon, Carla Massa, Clayton Mariano, Maria Tendlau, Mariana Otero e Marilene Grama
Direção de arte e material gráfico: Renan Marcondes
Cenotecnia: Matias Arce
Desenho de luz, direção e operação técnica: Cauê Gouveia
Trilha original: Renato Navarro
Confecção das golas: Antonio Slusarz
Palestrantes convidadas: Amara Moira, Bárbara de Barros, Carla Rodrigues, Eliane Robert Moraes, Juliana de Moraes Monteiro e Marília Moschkovich
Fotografia: Cacá Bernardes
Registro em vídeo: Bruta Flor Filmes
Assessoria de imprensa: Vanessa Fontes
Assistente de produção: Mariana Pessoa
Direção de produção: AnaCris Medina | Jasmim Produção Cultural
120 min
Ficha técnica
livremente inspirado em ULRIKE MARIA STUART, de Elfriede Jelinek
Direção: Clayton Mariano e Maria Tendlau
Tradução e dramaturgismo: Artur Kon
Elenco: Artur Kon, Carla Massa, Clayton Mariano, Maria Tendlau, Mariana Otero e Marilene Grama
Direção de arte e material gráfico: Renan Marcondes
Cenotecnia: Matias Arce
Desenho de luz, direção e operação técnica: Cauê Gouveia
Trilha original: Renato Navarro
Confecção das golas: Antonio Slusarz
Palestrantes convidadas: Amara Moira, Bárbara de Barros, Carla Rodrigues, Eliane Robert Moraes, Juliana de Moraes Monteiro e Marília Moschkovich
Fotografia: Cacá Bernardes
Registro em vídeo: Bruta Flor Filmes
Assessoria de imprensa: Vanessa Fontes
Assistente de produção: Mariana Pessoa
Direção de produção: AnaCris Medina | Jasmim Produção Cultural
SOBRE O TEATRO DO FIM DO MUNDO
O Teatro do Fim do Mundo é uma plataforma criada por Artur Kon em 2016 para juntar-se a outros artistas interessados em pensar o que pode ou deve fazer o teatro diante da destruição social experimentada desde aquele momento no Brasil e no mundo, desafiando a perplexidade e impotência que parecia dominar. Em seus primeiros trabalhos, deparouse com a dramaturgia radical da austríaca Elfriede Jelinek, cuja obra busca revitalizar uma tradição de teatro político fazendo-a enfrentar sem subterfúgios as dificuldades e impasses impostos pelo presente. Em Sem Luz, uma catástrofe nuclear servia de metáfora e lugar concreto para pensar a continuidade da existência em uma situação de total desorientação. Agora, em O caso Meinhof, a história de derrotas da esquerda no século XX traz para essa reflexão um caráter explícito e urgente.