Vinte anos depois do jornal francês Libération publicar, “Cataia mistura o natural, o real e o fantástico”, a banda apresenta seu mais novo show, “Mestiço”, onde diversos ritmos da nossa cultura brasileira se fundem com as novas tendências da música atual. Um espetáculo desenhado em traços de aquarela, com a mistura de cores artísticas do pretérito com o contemporâneo.
O show que recebe o nome de “Mestiço”, apresenta um repertório autoral juntamente com releituras que passeiam por todo esse Brasil. Cataia dialoga musicalmente com obras de Gonzagão, Gilberto Gil e outros ícones da atualidade musical, criando arranjos que recebem desde pads eletrônicos, percussões africanas, guitarras e chega à viola caipira. A apresentação ainda inclui ritmos como, bumba meu boi, cirandas, coco de roda que também recebem a mistura de sax, flautas, contrabaixo, alfaias e diversas percussões. Uma variedade de artistas, instrumentos e ritmos que contam um pouco da história cultural, e juntos tecem um show cheio de energia percussiva e sutilezas melódicas.
O projeto foi idealizado pelos músicos e artistas multimídias, Rodrigo Fonseca (Cataia) especialista em gestão cultural e mestrando em comunicação e cultura e Rodrigo Cabrerisso cineasta e especialista em arte educação.