O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
CIRCO DE COISAS

CIA CIRCO DE BONECOS

Projeto: Território SESI-SP de Arte e Cultura

Circo de Coisas é um circo onde os artistas são os objetos! Sem maquiagem ou adereços um pregador de roupas é o Equilibrista na corda bamba!  Uma rolha de champanhe é o Homem Bala voador. O Homem mais Forte do Mundo, um macaco hidráulico. Ovos são acrobatas. Um processador de alimentos é o Mágico!

Circo de Coisas conta a história de dois clowns que chegam no palco para montar e apresentar um pequeno circo de coisas. Um espetáculo para “fazer rir” toda a família, ao mesmo tempo, em que resgata algo que não deveríamos ter perdido: a nossa capacidade de imaginar e ver o mundo de outra forma.

A pesquisa para criar o espetáculo Circo de Coisas, buscou retirar os rótulos dos objetos, e assim perceber que cada objeto escondia uma história, um desafio, uma vocação diferente daquela que os rótulos lhes convencionavam. A compreensão da identidade do personagem acontece sem adereços através da manipulação dos atores e, também, pela própria aparência do objeto, que simbolicamente remete ao protagonista.

Os clowns manipuladores, se colocam sempre em risco, sem máscaras, para que o trabalho se torne vivo e pulsante.  As emoções dos seus personagens se misturam com as deles próprios.  Essa comunhão é que dá vitalidade à cena e atraí a atenção do espectador.

Circo de Coisas é uma “poesia dos objetos”: cada objeto não é só o que parece ser, ele pode ser um monte de coisas!  Assim como faz uma criança quando brinca de faz-de-conta.  Como disse Antoine de Sant – Exupéry: “O significado das coisas não reside nas próprias coisas, mas na nossa atitude relativamente a elas.

Duração:

55 min

Categoria: Infantil
Ficha Técnica:

DIREÇÃO/ROTEIRO:

  • Claudio Saltini
  • Teka Queiroz

ELENCO:

  • Claudio Saltini
  • RODRIGO NASSER

FIGURINOS/CENÁRIOS E ADEREÇOS:

  • Claudio Saltini
  • Sandro Gattone

TRILHA SONORA:

  • Claudio Saltini
  • Raniere Guerra
Gênero: Comédia
Minibiografia do Grupo ou Cia:

Cia. Circo de Bonecos foi fundada por Saltini e sua esposa Teka Queiroz com a remontagem do espetáculo Circus A Nova Tournée, cuja primeira versão, em 1996, foi criada por uma das mais importantes  companhias de teatro de animação do Brasil: A Cidade Muda.   Este espetáculo deu início a pesquisa da Cia Circo de Bonecos no universo do Teatro de Animação, que vem resultando na criação de  espetáculos, oficinas para formação de novos artistas e educadores e exposições dos bonecos da companhia. Estes trabalhos proporcionaram à companhia o reconhecimento de público e de crítica especializada.

Frutos desses anos de existência, hoje faz parte do repertório os seguintes espetáculos: Circus A Nova Tournée (1999); Lolo Barnabé (2003), livre adaptação do livro da renomada escritora Eva Furnari; O Voo - A Viagem de Teco-Teco (2003); Inzoonia (2005); Guarda Zool (2006). Esses dois últimos em parceria com Henrique Sitchin e Verônica Gershman, a partir da pesquisa da manipulação de objetos. Em razão da comemoração dos 10 Anos da Cia Circo de Bonecos, a companhia escreveu e produziu o espetáculo Circo de Bonecos (2008): Um grande sucesso!  Um trabalho que sintetizou a experiência acumulada nos dez anos de existência da companhia e, ao mesmo tempo, apontou um novo caminho para trabalhos futuros.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR