A equipe de Arte-Educação do SESI-SP fará uma visita mediada com o público pela exposição “outros navios: uma coleção afro-atlântica”. Abaixo, seguem informações detalhadas da exposição.
A exposição
“outros navios: uma coleção afro-atlântica”
Curadoria Carla Gibertoni Carneiro, Renato Araújo da Silva e Rosa C. R. Vieira
As regiões da África central e ocidental estão conectadas ao Brasil por séculos de circuitos transatlânticos. Navios de violência adentraram mares até os nossos litorais. Mas também outros navios, que nos permitem mergulhar por histórias alternativas e criar novos significados para as centenas de objetos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) apresentados nesta exposição.
Máscaras, tecidos, joias, estatuetas, de diferentes culturas africanas, foram adquiridas por meio de doações ou compras encomendadas a partir da década de 1960, quando os movimentos de independência política das ex-colônias em África se consolidavam. Uma coleção fruto de um tempo e espaço que expressa os fluxos de pessoas, objetos e conhecimentos estabelecidos no sul global. O então professor do MAE, Marianno Carneiro da Cunha (1926-1980), foi uma figura chave no projeto institucional e científico de construção da coleção.
Caixas aguardando em um porto do litoral africano na década de 1970, tornam-se caixas abertas na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp para serem transformadas e ressignificadas. São expostas igualmente as artes no Brasil constituídas, entendendo a coleção não como africana, mas sim, afro-atlântica. As obras de artistas contemporâneos aqui incluídas, além disso, indicam que uma coleção não é fixa e pode ser recomposta para apontar outros navios à vista.
Os curadores
Carla Gibertoni Carneiro
Chefe da Divisão de Curadoria do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), em 1994 e doutora em Arqueologia, pelo MAE/USP, em 2009, tem pesquisa relacionada ao desenvolvimento de ações educacionais vinculadas às pesquisas arqueológicas na região amazônica. Desde 1998 atua como educadora no MAE/USP, coordenando ações educacionais e atualmente é responsável pela gestão das ações de salvaguarda e comunicação da instituição.
Renato Araújo da Silva
Consultor em arte e Editor dos catálogos da Coleção Cerqueira Leite. Graduado em filosofia em 2002 pela Universidade de São Paulo (USP), atua como pesquisador e curador em projetos culturais. É consultor em arte africana das seguintes coleções: Ivani e Jorge Yunes, desde 2018, Cerqueira Leite e Tomás Alvim, desde 2021. Foi curador da exposição trilogia: "África, Mãe de Todos Nos" (MON) e da exposição “A Outra África: trabalho e religiosidade” (Museu de Arte Sacra de São Paulo), além de co-curador da exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo” (MON). Foi autor de textos nos catálogos “Cinco Mil Anos de Arte Chinesa: Coleção Cerqueira Leite” e "África em Artes" (Museu Afro Brasil), e dos livros A Milenar Arte Chinesa (UNICAMP) e Legados: arte africana da Coleção Cerqueira Leite (UNICAMP/2024).
Rosa C. R. Vieira
Professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em co-tutela com a École des Hautes Études en Sciences Sociales, foi pesquisadora pós-doutoranda visitante no Centre Maurice Halbwachs da École Normale Supérieur. Participou de projetos nacionais e internacionais, desenvolvendo pesquisas sobre migrações, ecologias, colonialismos e artefatos museológicos no Brasil e na República Democrática do Congo. Dirigiu o curta-metragem etnográfico “Mutsoóngo Malaávu”, premiado melhor filme no Festival Internacional de Filme Etnográfico do Pará e no festival Cine-plural em São Paulo.
Crédito das imagens: MAE/USP_Divulgação
45 min
Espaços Expositivos do Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista 1313
http://www.centroculturalfiesp.com.br/