Naquela pequena cidade onde as noites ainda são iluminadas pela natureza, as crianças brincam e se deitam sob os fios luminosos do céu estrelado. Lá, elas falam dos seus sonhos e medos, fazem perguntas e esperam respostas no silêncio da noite. Enquanto falam, cada pedacinho de suas memórias e imaginações vão assumindo formas e cores até começar a ganhar vida própria, contando uma história de um universo fantástico que se mistura com a vida de todos nós. A Cia Druw traz a tona nossa necessidade interior de voltar à essência da infância, da criança que já fomos um dia e toma pela mão a obra de Candido Portinari como guia, por ele e através dele, Por ti Portinari.
50 min
Concepção, Criação e Regência: Miriam Druwe
Pesquisa coreográfica: Cia Druw
Assistente de coreografia: Alessandra Fioravanti
Intérpretes-criadores: Alessandra Fioravanti, Diego Mejía, Letícia Rossi, Manu Fadul, Moisés Matos, Orlando Dantas, Thiago Amaral.
Ator convidado: Thiago Amaral
Consultoria: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Thiago Amaral, com textos de Cândido Portinari, João Cândido Portinari e Fernando Brant.
Referências dramatúrgicas: Tono Guimarães
Cenografia e Figurino: Fábio Namatame
Assistente de Figurinos: Juliano Lopes
Audiovisual: Estúdio Preto e Branco - Marlise Kieling
Desenho de Luz: Marisa Bentivegna
Trilha sonora: Ed Côrtes
Coordenação de Projeto Educativo: Marcela Benvegnu
Projeto gráfico: Kléber Góes
Apoio/Participação especial: João Cândido Portinari
Assessoria de imprensa: Flávia Fontes
Direção de Produção: Tono Guimarães – Plataforma Movente
Em 2012, durante uma turnê pelo Brasil, a diretora e coreógrafa Miriam Druwe, mergulhada na reflexão sobre quais seriam os próximos passos das criações para Cia, foi atravessada pela obra de Portinari, em especial “Guerra e Paz” e “ Os retirantes”, seguindo por todas as suas obras destinadas à infância. Foi uma idéia duradoura que ficou alojada em sua mente desde então, levantando questões e despertando paixões. Desde lá, o nome “Por ti Portinari” se apresentou. A obra de Portinari passou a alimentar o imaginário da Cia Druw, dando suporte para a criação do espetáculo “Poetas da Cor”, denominação dada a Portinari, que buscava no universo da cor luz e cor pigmento, sensações e sentimentos em sua essência.
Por uma série de acasos felizes foi possível tornar o sonho realidade e dar vida a “Por ti Portinari”. Para tal, juntou-se a Cia Druw uma equipe de criação composta de talentosos profissionais da cena artística, como Fábio Namatame (figurino/cenário), Marisa Bentivegna (luz), Cristiane Paoli Quito (consultoria artística), Ed Cortês (trilha sonora), comprometidos em materializar universo fantástico do pintor de Brodowski. Além deles, contamos com a participação especial de João Cândido Portinari, filho do pintor e fundador do Projeto Portinari, que partilhou seu conhecimento com todos os artistas envolvidos. O espetáculo foi realizado com o apoio da 27ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.