Programação da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
No dia 20 de novembro de 2023–Segunda-feira
Mezanino do Centro Cultural Fiesp
14h00 – Prof. Dr. Dennis de Oliveira ECA/USP Conferência/Aula magna– Comunicação e conquista na resistência cultural afrodiaspórica
15h30 – RODA DE CONVERSA: A cultura e a educação antirracista
Coordenadora - Profª Drª Cláudia Maria Ribeiro UFLA Lavras
Profª Drª Ana Cláudia Melo UFPA Pará
Prof. Dr. Afrânio Mendes Catani FEUSP
Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto – Mackenzie
Prof. Dr Lucas Scaravelli Faculdade SESI de Educação
17h30 – Espaço para apresentação artística dos alunos da Faculdade SESI de Educação. Estudante do SESI Cotia – solo de dança. 3º lugar no festival de Joinville; Coral da Faculdade SESI; Humberto Felipe Lemos - bossa nova no violão.
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente