Os contadores viajaram o Brasil inteiro para chegar aqui e contar essa história para todo mundo! O espaço circular remete às antigas rodas de história onde a palavra passava por cada pessoa presente, que ia alimentando o conto (ou seria “aumentando um ponto”?). Lendas do Norte é uma brincadeira com canções, poesias, modos e costumes. Felipe Vieira de Galisteo e Maico Silveira assumem diversos personagens, de seres místicos a homens simples, trazendo ao público as histórias do Boto, do Boitatá e do Curupira de forma atualizada, pensando o mito desde o ponto de vista de nossa vivência contemporânea.
50 min
Felipe Vieira de Galisteo (DRT 10185) é ator, diretor, dramaturgo, poeta, produtor cultural e professor de teatro. - Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. - Bolsista PiBic/ CNPq da pesquisa em teatro físico “As Técnicas Corporais do Gaúcho e Sua Relação com a Performance do Ator-Dançarino”, sob orientação da Prof.ª Dra. Inês Alacaraz Marocco. (2003-2007)
Maico Silveira (DRT 8650) é ator, diretor e pesquisador das artes da cena. - Bacharel em Teatro – Atuação no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. (2007) - Mestre em Artes do Espetáculo Vivo (Performing Arts) pela Universidade de Paris8 em parceria com a Universidade de Sevilha (Master Conjunto Europeu). (2010) - Bolsista PiBic/ CNPq da pesquisa em teatro físico “As Técnicas Corporais do Gaúcho e Sua Relação com a Performance do Ator-Dançarino”, sob orientação da Prof.ª Dra. Inês Alacaraz Marocco. (2003-2007)
O Coletivo El Sótano surgiu em 2010 na cidade de Sevilha, Espanha, formado por cinco jovens de diversas procedências estéticas e territoriais (Brasil, Equador, Espanha, México e Uruguai), artistas mestrandos na Universidade de Sevilha. No Brasil, o trabalho é coordenado por Maico Silveira, atuando em diversas frentes artísticas, entre teatro, circo e contação de histórias. O Coletivo produziu obras como: “O dia em que aprendi a dizer NÃO.” (2011-14) – Teatro, com concepção e atuação de Maico Silveira. “Wham Bam! Improvisação Corporal.” (2011 - 2016) - Teatro físico, com artistas diversos de Porto Alegre, Brasília e São Paulo. “Ilusiones Cotidianas” (2017) - Show de mágica do Mágico Maico. “Lendas do Pantanal.” (2019) - Contação de histórias com Beto Sporleder e Maico Silveira. “Histórias que dão uma música.” (2017-2021) – Sessão de contos com concepção e atuação de Maico Silveira. “Um minuto de silêncio.” (2021) – Teatro solo de Maico Silveira. “Lendas do Norte.” (2019 - atual) – Espetáculo de Contação de histórias com concepção e atuação de Felipe Vieira de Galisteo e Maico Silveira. “Momento Mágico.” (2022 - atual) - Show de mágica do Mágico Maico, entre outros.