Exposição em cartaz no Centro Cultural. Confira:
Terra Terreno Território
Dani Sandrini
Curadoria de Wagner Souza e Silva
Terra terreno território dá nome à exposição de Dani Sandrini que utiliza duas técnicas de impressão do século XIX para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades na atualidade.
As imagens fotográficas documentais foram realizadas durante 2019 na Grande São Paulo, tanto nas aldeias indígenas quanto em contexto urbano, contando com ao menos 53 etnias (Censo de 2010/IBGE).
A impressão é feita artesanalmente utilizando a luz solar, diretamente em folhas de plantas e também em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo - o mesmo que muitos indígenas usam em suas pinturas corporais.
Acessibilidade: a exposição conta com piso tátil, audioguia, 9 obras táteis e 14 obras com audiodescrição.
A artista
Fotógrafa e artista visual vivendo em São Paulo, Dani Sandrini desenvolve projetos fotográficos documentais desde 2014, apesar de ser fotógrafa comercial desde 1998. A depender do projeto e suas singularidades, sua fotografia é colocada nas telas ou papéis, mas também pode conter outros elementos que adicionam significados à imagem final, bem como camadas extras de subjetividade.
Há alguns anos ela estuda o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica e a ação do tempo sobre a mesma. Dani tem experiência em processos fotográficos alternativos e desenvolve projetos utilizando impressão por transferência, fotografia estenopeica, cianotipia, antotipia e fitotipia.
O curador
Wagner Souza e Silva é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e do Departamento de Jornalismo e Editoração, ambos da ECA/USP. Desenvolve pesquisas que abordam a produção e circulação da imagem na comunicação contemporânea. Como fotógrafo, atua em projetos de extensão universitária e divulgação científica. É autor de Foto0/Foto1 (Edusp, 2016).
Produção: Estúdio Grão | Realização: SESI-SP
Veja aqui o programa da exposição
AGENDAMENTO DE GRUPOS E ESCOLAS
Para que possamos confirmar o agendamento informe:
- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita
- E-mail e Telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular)
- Nome da Escola / Instituição
- Data e período desejado
- Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes)
- Faixa Etária do grupo
- Sinalizar se houver portadores de necessidades especiais no grupo
- Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (Não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências)
Envie as informações pelo e-mail:
Confira as orientações na descrição do evento.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.