20ª Mostra Internacional do Cinema Negro
A Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE é um projeto acadêmico e cultural da educação das relações étnico-cinematográfico da africanidade brasileira. Sendo, portanto, uma proposta de inclusão do negro e sua cultura. Por isso, ao chegar em sua 20ª edição, neste ano, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – prova que seu trabalho na promoção e divulgação de obras, trabalhos acadêmicos e atuação de diversos profissionais segue enriquecendo o debate acerca da justiça social, do pensamento antirracista e da diversidade.
Com o tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, o professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, busca observar a dinâmica da educação nas relações étnico-cinematográficas da africanidade, com foco nas demandas acadêmicas e culturais e na realização de atividades diversas que reforcem os valores do projeto.
O SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla, e onde a cultura é parte importante desse processo. Desta forma, a parceria com a Mostra Internacional do Cinema Negro - MICINE e todos os projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, democratizar e ampliar o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas.
O divino Guaporé
Bolívia, Brasil, 2021, exibição digital, colorido.
L - Livre
O Divino Guaporé trata das vivências das populações do Vale do Guaporé, fronteira Brasil-Bolívia, com a centenária festa do Divino. O festejo tem duração de 55 dias e percorre, via fluvial, aproximadamente mil quilômetros e visita 41 comunidades/localidades brasileiras e bolivianas (ribeirinhas, quilombolas e indígenas). O revezamento de atividades e promesseiros garante 24 horas diárias de atividades durante todo o período.
Documentário, 82min
Direção: Ederson Lauri Leandro
82 min