FILE São Paulo 2024
QUBIT AI: computação quântica e inteligência artificial sintética
Vários artistas
L – Livre para todos os públicos
De 03 de julho a 25 de agosto de 2024
Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp
de terça a domingo, das 10h às 20h
FILE LED SHOW
Galeria de Arte Digital
todos os dias, das 19h às 6h
Não é necessário reservar ingresso para a visitação.
Desvende o futuro da arte na interseção entre computação quântica e inteligência artificial sintética! Com a exposição QUBIT AI, o Centro Cultural FIESP abre suas portas para uma exploração única das possibilidades criativas emergentes. Sob a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, mergulhe em uma reflexão teórica sobre o papel da arte diante da revolução tecnológica. Não perca esta oportunidade de vislumbrar o encontro entre a vanguarda da ciência e a expressão artística contemporânea, de 3 de julho a 25 de agosto.
“A computação quântica, uma revolução emergente no campo tecnológico, oferece um novo leque de possibilidades criativas para os artistas contemporâneos. Esta nova era permite a exploração de fronteiras inéditas através de uma nova formatação computacional que se constitui principalmente de sobreposição e emaranhamento quânticos, um novo campo de exploração para a ciência da computação, bem como para as artes em geral.” explicam Barreto e Perissinotto no texto curatorial da exposição.
Já a arte sintética é toda arte que é produzida pelas inteligências artificiais, somadas à criatividade dos artistas. Se a computação quântica é o início de uma revolução emergente, a inteligência artificial sintética já é uma revolução de fato. Podemos compará-la ao que aconteceu no passado à modernidade, onde os parâmetros artísticos e estéticos foram radicalmente modificados, produto dos artistas da época. A arte sintética trabalha com novas formas de criar e de produzir: imagens; filmes; roteiros; artes visuais; arquitetura; design; moda; e assim por diante. A inteligência e a criatividade permitem que a arte sintética surja através de: Stable Diffusion, Deforum, Dall-E, Midjourney, entre outros. Hoje os artistas, como um deus, indicam através de comandos falados ou escritos (prompts), aquilo que eles desejam realizar: “faça-se a luz” e a luz se fará. Para a exposição QUBIT AI trouxemos diversas formas da atual arte sintética.
Um dos pioneiros a expor no Centro Cultural Fiesp a relação entre arte e tecnologia, o FILE chega a 25 anos e segue na busca por tendências e atualizações. Nesse ano vai proporcionar que nosso público tenha acesso a artistas que receberam influências da computação quântica e da inteligência artificial para suas criações artísticas. Com as rápidas transformações que recebemos dessas tecnologias, o FILE 2024 nos ajuda a refletir sobre os impactos que já podemos sentir e a prospectar o que virá no futuro.
Destaques de abertura:
I) Durante a abertura, o FILE 2024: QUBIT AI terá a honra de receber a palestra “A nova revolução quântica em tecnologia da informação” de Paulo Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo e doutor em Física Quântica pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI).
A ONU proclamou o ano de 2025 como “Ano Internacional da Ciência e Tecnologias Quânticas”, em comemoração ao centenário da formulação da física quântica. Aos cem anos, essa teoria de ideias bem estranhas está nos permitindo criar novas tecnologias para processar, armazenar e comunicar informações. Como é possível que o que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância” seja relevante para a segurança das compras que fazemos pela internet? A palestra tratará de como essas ideias estranhas abrem caminho para computadores mais velozes, comunicações mais seguras, inovações na saúde e até na industria agroalimentar.
A fala será realizada às 18h do dia 02/07, no Foyer do Centro Cultural Fiesp.
II) No dia 03/07 (9h-12h), a exposição traz ao público o Workshop “Explorando a Computação Quântica: O que é isso e como isso funciona.” com os pesquisadores:
- Roberto Serra, doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos.
- Breno Marques, pós doutor pela Universidade de Estocolmo e Universidade de São Paulo.
- Gustavo Wiederhecker, doutor pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutor pela Cornell University (grupo Michal Lipson).
- Luciano Cruz (UFABC), doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Óptica Quântica.
O workshop visa introduzir o potencial da computação quântica de processar e manipular informação, que junto à tecnologia quântica 2.0, poderá transformar o século XXI de forma diruptiva. O evento é voltado para interessados em linguagem de programação e para aqueles que tenham conhecimentos básicos em matemática.
Destaques da exposição quântica:
I) Pela primeira vez, uma exposição de arte apresenta um computador quântico em pleno funcionamento. Para corroborar com isso, a exposição traz duas propostas quânticas elaboradas por dois brasileiros:
1) "Fotografia Quântica" da cientista Gabriela Barreto Lemos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em óptica quântica. Na exposição, Gabriela Barreto apresenta um experimento que liderou no Institut für Quantenoptik und Quanteninformation, em Viena, na Áustria, em 2014, desafiando as fronteiras da física e da arte ao capturar imagens através de processos quânticos.
2) Sounding Qubits de Eduardo Reck Miranda, compositor que trabalha na interseção entre música, ciência e novas tecnologias. Sua formação como cientista em Inteligência Artificial (IA) e compositor clássico, com envolvimento inicial em música pop avant-garde, fundamenta sua música distintiva. Ele compôs para a BBC Radio 3, BBC Concert Orchestra, BBC Singers e Scottish Chamber Orchestra. É professor na Universidade de Plymouth e pesquisador associado na Quantinuum, onde explora composição musical com computadores quânticos, trazendo uma experiência auditiva inédita e revolucionária para a exposição.
Destaques da exposição de arte sintética:
Dividimos a exposição sintética em: 1) Sintéticos Sonoros - INTERATOR, 2) Sintéticos Estéticos, 3) Sintéticos Cinemáticos, 4) Sintéticos Arquitetônicos.
Para os Sintéticos Sonoros criamos uma instalação chamada INTERATOR. O INTERATOR é uma forma de cinema tridimensional de fruição coletiva, sem óculos: um campo sonoro e visual em que se pode ver vários vídeos sintéticos simultaneamente, onde o espectador interage se deslocando no espaço entre as projeções.
1) Sintéticos Sonoros: INTERATOR
1. Dennis Schöneberg – Bodydub – Alemanha
Música: Bodydub (Bangkok Impact Remix) de Unit4
2. Dennis Schöneberg – N-DRA – Alemanha
Música: N-DRA de Ricardo Villalobos
3. Dennis Schöneberg – Russian Roulette Believe – Alemanha
Música: Believe de Russian Roulette
4. Dennis Schöneberg – Transparenza – Alemanha
Música: Transparenza de Michael Mayer & Reinhard Voigt
5. Iskarioto Dystopian AI Films – Athena – Espanha
Música: Athena de Karl Casey
6. Iskarioto Dystopian AI Films – Eldritch – Espanha
Música: AI Generated Music made with Suno.ai
7. Iskarioto Dystopian AI Films – Enter The World – Espanha
Música: Enter the World de NPM
8. Iskarioto Dystopian AI Films – Relaxation – Espanha
Música: Relaxation de NPM
9. Iskarioto Dystopian AI Films – Subway Chase – Espanha
Música: Subway Chase de Karl Casey
10. Iskarioto Dystopian AI Films – Wasteland – Espanha
Música: AI Generated Music made with Suno.ai
11. Luigi Novellino (aka PintoCreation) – Blob Alien Mouth – Itália
Música: Oleh Boretskyi
12. Luigi Novellino (aka PintoCreation) – Brain Entity – Itália
Música: Odyssey de John Tasoulas
13. Michael Sadowski (aka derealizer) – In Love – Áustria
Música: Y do I
14. Michael Sadowski (aka derealizer) – Magic Drops – Áustria
Música: Chris Robert
15. Verbo Pluriel (aka volt46) & XWave – Calamar – Estados Unidos e França
Música: Verbo Pluriel
2) Sintéticos Estéticos
16. Arnaud Weber – NNY 43 - Nouvelle New-York 43 – Suíça
Música: Glimpsing Infinity de Asher Fulero
17. Dallaserra Maxime – Journey of Life – França
Música: Journey of life de Dallaserra
18. Gabi Szita (aka Sieve) – Schizophrenia – Hungria e Islândia
19. Infratonal – Useless Hands – França
20. Kelly Luck – Strangeland 1 (excerpt) – Estados Unidos
Música: epilogDrift via PaulXStretch
21. Leilanni Todd – Floating – Estados Unidos
Música: Kids de Devonté Hynes
22. Michael Sadowski (aka derealizer) – Distortions of The Past – Áustria
Música: Distortions of the Past de Dreamstate Logic
23. Michael Sadowski (aka derealizer) – Stealth Technology of Ancient, Cosmic Pantheons – Áustria
Música: Stealth Technology of Ancient, Cosmic Pantheons de The Intangible
24. Robert Seidel – HYSTERESIS – Alemanha
Música: Oval
25. SurrealismToday.com – The Legend of Ogie – Estados Unidos
Música: Another wave from you de M83
26. Valentin Rye – A Space Odyssey 2002 – Dinamarca
27. Valentin Rye – Around The Milky Way – Dinamarca
3) Sintéticos Cinemáticos
28. Clive Huson (Stackpooled AI Films) – Blink Too – Inglaterra
29. Clive Huson (Stackpooled AI Films) – Kingdoms – Inglaterra
30. Davis Chang, UGLYKIKI, Cali Wang & Roxy Jin – The HØST – Estados Unidos e Taiwan
Música original: Cali Wang
31. Dr. Sam Khoze – Genesis – Estados Unidos
32. Fredrik Jonsson – Tomorrow We Will Win – Suécia
Música: Eyes of Yours de Edgar Hopp
33. Guli Silberstein – OVERCOME – Reino Unido
Música: Karthago de ORYMA
34. Iskarioto Dystopian AI Films – Metropolis – Espanha
35. Jesse Koivukoski – Dreamers – Finlândia
36. Mathieu Samson (Solofilms) – Dream Master Lake – Canadá e Portugal
37. Roxanne Ducharme – AI Showreel – Canadá e Panamá
38. Team Rolfes – Holly Herndon - Jolene (feat. Holly+) – Estados Unidos
39. The Reel Robot – Synthetic Life – Canadá
40. The Reel Robot – The Terra Age – Canadá
41. Valentina Ferrandes – Daaphne – Reino Unido e Itália
Música: The Ladder Cloud Thing por Filippo Nardini e Michele Di Martino
4) Sintéticos Arquitetônicos
42. Hassan Ragab – Audio Responsive Treehouse – Estados Unidos
Música: Run de ShockOne & The Bloody Beetroots
43. Lukas Radavicius – Architecture Concepts Created by AI: Architecture Concepts Made by AI – Lituânia
Música: Contact de The Tower of Light
44. Lukas Radavicius – Architecture Concepts Created by AI: Artificial Intelligence Modern Architecture – Lituânia
Música: Eternal Garden de Dan Henig
45. Lukas Radavicius – Architecture Concepts Created by AI: Can AI Become an Architect? – Lituânia
Música: Flecks of light de The tower of light
II) Descubra o futuro da arte: 'The Forgettable Art Machine', uma instalação de IA que transforma você em obra-prima. Experimente a fusão entre tecnologia e arte, onde cada interação o coloca no centro da história da arte.
III) Reviva a lenda: A instalação interativa Smart Hans, do alemão Max Haarich, é uma reencarnação sintética de Clever Hans, um cavalo que ficou famoso no início do século 20 por adivinhar números mentalizados por seus admiradores. Nessa obra é possível mentalizar qualquer número entre 4 e 10 para jogar com a versão artificial de Clever Hans.
IV) Desperte sua criatividade: Everything Before, Everything After convida você a mergulhar em uma pintura chinesa digital onde o toque molda o rio da arte. Testemunhe a beleza da transformação enquanto suas interações coletivas criam uma sinfonia visual em evolução. Uma experiência estética coletiva que transcende o tempo, capturando cada momento na jornada da criação do artista Seph Li.
V) Explore o invisível: Cascade, a instalação imersiva que revela as frequências secretas das cachoeiras. Experimente uma jornada sensorial única, mergulhando nas ondas sonoras que sustentam nossos ecossistemas.
VI) Na onda do mar: The Sea, uma escultura robótica alimentada por inteligência artificial, traz o oceano à vida. Testemunhe a sinfonia caótica das ondas e mergulhe em uma experiência sonora envolvente, onde cada movimento é uma coreografia generativa.
VII) Viva a experiência de se teletransportar: A artista Anna Vasof traz em The Cage of Time um objeto cinético que explora a passagem do tempo no espaço virtual. Ao usar os óculos VR o visitante é teletransportado para dentro de uma gaiola, onde pode observar o espaço e a si mesmo de uma nova perspectiva.
FILE LED SHOW 2024
Embarque em uma jornada visual no FILE LED SHOW 2024, uma colaboração entre o Curso de Artes Visuais da USP e os alunos do IED São Paulo. Sob a orientação da Dra. Silvia Laurentiz e Daniel Grizante essas criações inovadoras iluminam a fachada de LED da Fiesp, celebrando a arte em novas mídias e a interdisciplinaridade do design. Testemunhe o poder da colaboração universitária na vanguarda da expressão visual!
WORKSHOPS
Descubra o poder da criatividade em movimento nos Workshops do FILE 2024! De 3 a 6 de julho, junte-se a nós no mezanino do Centro Cultural Fiesp para explorar uma série de experiências únicas, das 10h às 22h. Desde interações corpo-som até a criação de mundos imaginários em computação gráfica, nossos workshops oferecem uma jornada diversificada através da interseção entre arte e tecnologia. Inscreva-se gratuitamente e garanta seu lugar na vanguarda da inovação. Não perca esta oportunidade de aprender e experimentar com os melhores do campo.
Confira abaixo a relação de workshops:
- APT.LAB – Dispositivos de interação corpo-som – Brasil
- Daniela Gatti - Núcleo de Dança Redes e NICS Unicamp – Corpo sonoro: improvisação movimento, som e tecnologia – Brasil
- Flavia Mazzanti – Workshop básico sobre o uso de realidade virtual em processos artísticos – Brasil e Áustria
- Guilherme de Souza Vieira – Experimentações visuais com código – Brasil - Grupo Realidades (ECA-USP) - Olho de raio XYZ: introdução ao escaneamento 3D
- Gustavo Sol – Dramaturgia digital: performatividade e neurocomputação com tecnologias de sensoriamento biométrico de baixo custo – Brasil
- Introscopia – Criação de obras Interativas com confabulário – Brasil
- Luca de Andrade Ribeiro – Introdução à computação gráfica para a criação de mundos imaginários – Brasil
- Marcelo Padovani Macieira – Realidade aumentada de filtros a apps: fundamentos e aplicações – Brasil
Os curadores
Paula Perissinotto é co-fundadora e co-organizadora do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, promove e incentiva as produções estéticas/culturais relacionadas às novas poéticas da cultura contemporânea. No FILE é responsável pela curadoria, relações internacionais e também pela gestão e coordenação de 53 projetos realizados em cidades brasileiras. Formada em Artes Plásticas na FAAP. Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Especializada em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias pelo MECAD/ESDI, em Barcelona, Espanha. Implementou e coordenou o curso de graduação de Design Digital no Instituto Europeu di Design, em São Paulo, Brasil. Doutoranda na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (ECA), em Poéticas Visuais. Membro do Grupo de Pesquisa Realidades, licenciado pelo CNPq, liderado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz.
Ricardo Barreto é artista e filósofo. Foi professor na graduação e pós-graduação da FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado por 10 anos, onde criou a cadeira de História da Arte sobre a Pós-Modernidade. Atuante no universo cultural, trabalha com performances, instalações, vídeos e dedica-se ao mundo digital desde a década de 90. Participou de exposições nacionais e internacionais tais como: XXV Bienal de São Paulo em 2002, com o trabalho "Cyberdance", em co-autoria com Paula Perissinotto; Institute of Contemporary Arts (ICA) London – Web 3D Art 2002; "Nietzsche – O Avator", primeiro trabalho de arte de inteligência artificial feita no Brasil; "feelMe", obra robótica tátil onde conceituou uma nova forma de arte chamada: Tactila, em co-autoria com Maria Hsu; "Xadrez Auto-Criativo", obra constituída de milhares de variantes do xadrez clássico, em parceria com Raquel Fukuda e "Átopos", jogo de tabuleiro de estratégia de alto nivel. É co-fundador e co-organizador com Paula Perissinotto do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, e da NOVA BIENAL RIO de arte e tecnologia 2023.
* Crédito da imagem: Iskarioto Dystopian AI Films
Confira as orientações na descrição do evento.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.