Quantas vezes é preciso dizer uma ________ para que ela se torne verdade? Cinco pessoas formam uma muvuca que ocupa um espaço e propõe um estudo de caso. Verdade: este espetáculo tem três atos, choro e muitas _______. Como se constroi uma ________? A muvuca joga com o tempo e o espaço, constroi um mosaico, uma sinfonia, uma cartografia de ________. Com quantas ________ se faz uma peça de teatro? 524 anos de ________, no mínimo. Se eu te disser que o Brasil é uma ________, vocês acreditam?
80 min
Direção: Giovanna Zottis
Interlocução artística: Lígia Souza
Elenco: Ana Fariña, Larissa Blanco, Pedro Ribeiro, Mau e Vinícius Zaggo
Dramaturgismo: Alanis Mahara
Cenografia: Muvuca Teatro e Eduardo Albergaria
Figurino: Muvuca Teatro
Iluminação: Ana Fariña
Operação de luz: Camilla Puertas
Operação de som: Giovanna Zottis e Alanis Mahara
Design Gráfico: Mau e Pedro Ribeiro
Produção: Muvuca Teatro e Clarice Ariela
A Muvuca de Teatro é um conjunto de cinco pessoas: Ana Fariña, Larissa Blanco, Pedro Ribeiro, Mau e Vinícius Zaggo. Sua trajetória passa pela criação artística, arte-educação, pesquisa acadêmica e o desejo de fazer teatro de grupo, ou assim melhor, teatro de Muvuca.
Têm o dispositivo da escrita em fluxo como metodologia de funcionamento e pesquisam temas que abrem caminho para suas investigações estéticas, sociais e políticas. A Muvuca possui o interesse pela criação dramatúrgica inédita, bem como o apreço por diferentes referências, passando, por exemplo, pelos campos da cultura, da teoria política e social e da psicanálise.
E assim surge o espetáculo Mentira.Br: Um estudo de caso, que marca a conclusão do Bacharel em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Teve sua estreia na Mostra de Verão do Departamento de Artes Cênicas, em dezembro de 2022. Ao longo de 2023, a Muvuca mentiu no VII Encontro de Teatro Universitário (ETU), 7o Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU), 28o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP) e na 24 edição do Festival do Instituto de Artes da Unicamp (FEIA). Fez, ainda em 2023, curta temporada pelos espaços LUME Teatro e ADUnicamp, em Campinas, e na Fábrica das Artes em Americana. Em 2024, realizou uma curta temporada na Ocupação Artística Canhoba, em Perus, São Paulo. E também nesse mesmo ano esteve presente no Fringe! 2024, participando da 2ª Mostra Fexo, em Curitiba-PR, em que a divulgação do festival apontou: “Mentira.BR: Um Estudo de Caso é um espetáculo impactante que mistura humor, drama e crítica social de forma genial. Essas fotos servem para alimentar nossa memória, para que nunca deixemos de refletir sobre a verdade, a manipulação, a identidade e a essência do Brasil. Uma experiência teatral inesquecível que nos faz questionar nossas próprias mentiras e verdades.”
Ao todo, já atingiu mais de 2.000 pessoas com suas mentiras, choros, juras, confissões e verdades. Em Jundiaí, o estudo de caso recebe 6 indicações e 4 prêmios: Prêmio de Melhor Texto Original, Melhor Cenografia, 2o Melhor Espetáculo e Menção Honrosa ao Conjunto de Atuações; além das indicações aos Prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz (Ana Fariña).
“Mentira.br é um teatro verdadeiro!” como exclamou Felipe de Menezes em sua Apreciação crítica, realizada no 28º FETESP