Almir Sater nasceu em 14 de novembro de 1956. Seu contato com a cidade grande veio muitos anos depois quando, já adulto, saiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e foi para o Rio de Janeiro estudar Direito na Faculdade Cândido Mendes. Mas não levou nem três meses para concluir que não seria advogado.
Na solidão que a cidade grande lhe impôs, encontrou na viola sua grande amiga e companheira, dedicando-se completamente ao instrumento. Certo dia, ao passar por acaso pelo Largo do Machado (reduto nordestino do Rio de Janeiro) ao ouvir as duplas regionalistas que se apresentavam, descobriu que a música era o que realmente importava em sua vida.
Retornou para Campo Grande, o que proporcionou a retomada de contato com a gente de sua terra e uma pesquisa de novos ritmos e sons tirados de sua viola de 10 cordas, ou viola caipira, instrumento que foi resgatado por Almir Sater. Suas composições refletem o popular e o erudito de maneira impar, como nunca se ouviu na MPB.
90 min
ALMIR EDUARDO MELKE SATER – ARTISTA
GUILHERME SILVA CRUZ - MÚSICO VIOLÃO
MARCELO RIBEIRO - MÚSICO CONTRABAIXO
ANTONIO MÁRCIO DE PONTES CORREA - MÚSICO BATERIA
ERIC SILVER - MÚSICO VIOLÃO
IAN MARQUES SATER - MÚSICO VIOLÃO
FELIPE ROQUE - MÚSICO VIOLÃO
MARCELO COSTA E SILVA – ROADIE
MARCELUS PUBLIUS ANDERSON - MÚSICO ACORDEON
Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Almir Sater destaca-se na cultura brasileira como um músico e compositor criador de um estilo único e original. Suas músicas dialogam com as culturas regionais fronteiriças de seu estado natal, ao mesmo tempo em que a influencia e recebe suas influências.
Sua carreira foi construída de forma sólida, coerente e sem apelos comerciais, compromissos estratégicos ou imposições do mercado. Mesmo à margem deste mercado, é um artista muito conhecido, que realiza apresentações constantes todos os anos, em casas de espetáculos, teatros, feiras agropecuárias e eventos corporativos pelo Brasil afora, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. É recordista de público em diversos teatros e festas.