O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Oficina "Desenho de observação"

Caró e Clara Luz

Projeto: Ocupação Artística no SESI-SP

CAT Bauru 

 

A oficina Desenho de observação tem o objetivo de aguçar o olhar dos participantes para espaços e arquiteturas internas da unidade CAT  Bauru, transpondo as sensações em desenhos de observação.

Abaixo cronograma da atividade:

1ª parte: 30min - encontro e apresentação dos artistas orientadores e do público. A oficina será realizada a partir do encontro dos participantes na unidade do SESI Bauru, onde serão distribuídos os materiais da atividade e será realizado uma apresentação do projeto para os participantes e compartilhamento da história da Cidade de Bauru. Percurso pelo interior da unidade e orientações técnicas e poéticas para a realização de desenho de paisagem.

2ª parte: 2h - práticas de desenho de paisagem. Desenho livre da paisagem. Orientações coletivas sobre desenho, luz e sombra, perspectiva e composição espacial. Compartilhamento da atividade por parte dos participantes.

Fechamento das atividades.

 

A oficina faz parte da Ocupação Artística Mergulhos e percursos na paisagem de Bauru, instalada no CAT Bauru, no período de 16 de novembro de 2024 a 15 de novembro de 2026.

 

Carga horária: 2h30 

Quantidade de vagas: 30 pessoas para cada oficina

Público-alvo: A partir de 12 anos

  

SOBRE OS ARTISTAS

Caró de Castro Brandão

Caró, Bauru - 1997, Bacharel em Artes Visuais (2016-2020) e mestrando em História, Teoria e Crítica no PPGAV no Instituto de Artes - Unicamp (2020-2024). Caró desenvolve suas práticas poéticas e teóricas a partir de debates contemporâneos envolvendo a Ecologia, o Antropoceno e o Sul Global, através de projetos de longo prazo onde o caminhar como prática poética se torna um elemento catalisador para a realização de jornadas, registros, coletas e pesquisas na paisagem, onde são realizadas ações de intervenção, instalação, gravuras, pinturas, agenciamento de ecossistemas. Dentre suas exposições e projetos destaca-se os prêmios, 2017- 7ª Aluno Artista do SAE- Unicamp; 2020 - As primeiras das últimas pedras de Bertioga - Aldir Blanc Bertioga; 2021 - Arte e Ecologia, Artistas, Grandes Exposições e Proposições Contemporâneas'' - ProAC Aldir Blanc N° 42/2021; 2023 - Prêmio Reconhecimento de trajetória artística Lei Paulo Gustava Campinas; 2024 - Prêmio Artes visuais - Lei Paulo Gustavo Camanducaia.

 

Clara Luz de Castro Brandão

Clara Luz, 23 anos (Bauru - SP, 2000), atualmente vive e produz em São Paulo - SP. Bacharel em Artes Visuais pela ECA-USP (2023) e graduanda na Licenciatura em Artes Visuais também pela ECA-USP (2024-2026), trabalha com pintura desde 2015 e participa de salões e exposições desde o ano de 2020. Usando de tinta de parede para produzir paisagens inspiradas no interior Paulista e em filmes e histórias em quadrinhos, foi selecionada para exposições de jovens artistas como: 30° Visualidade Nascente USP no Centro Universitário Maria Antônia, Exposição coletiva Dose Cavalar no Espaço das Artes USP e 18° Abre Alas da Galeria A Gentil Carioca (2023); 29° Visualidade Nascente USP 2022 e selecionada em 1° lugar no Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais (2022); 17° Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2021); 16° Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2020).

 

Duração:

150 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR