O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
GRUPPEMM - O Apogeu Medieval

GRUPPEMM - O Apogeu Medieval

Projeto: SESI Música - Série Erudita

O apogeu medieval é um concerto de música medieval focado na etapa final do apogeu da Idade Média, conhecido por Ars Antiqua. Através de polifonias sacras, hinos, motetos e cantigas, este programa expõe o panorama sócio-cultural da Idade Média na Europa Ocidental.

O gênero moteto ganha ênfase no programa pela sua difusão e riqueza sonora. Sua trajetória traça o fio condutor do presente programa, desde a sua invenção no seio das atividades da Catedral de Notre-Dame de Paris no século XII às portas da Ars Nova do século XIV: como um laboratório poético-musical, a concepção dos motetos é alvo das influências trovadorescas, do acréscimo de poesia francesa, até a completa emancipação de sua raiz católica.

A grande produção de obras notadas atesta uma grande popularidade, difusão e refinamento do moteto ao longo do século XIII e o coloca como principal gênero musical da época.

Duração:

60 min

Categoria: Erudita
Ficha Técnica:

Marco Antôni - Tenor

Luan Augusto Pereira Silva - Tenor

Tomas Callas Mistrorigo - Baixo

Pedro Augusto Diniz - Organetto e Harpa

Gênero: Clássica
Minibiografia do Grupo ou Cia:

PEDRO AUGUSTO DINIZ é mestre pela Staatliche Hochschule für Musik em Trossingen, Alemanha, nos cursos: historische Tasten na classe de Marieke Spaans e Diego de Ares e em Musik des Mittelalters und Renaissance na classe de Kees Boeke e Claudia Caffagni. Bacharel em cravo sob a orientação de Helena Jank pela Universidade de Campinas. Formou-se também em cravo pela Escola Municipal de São Paulo sob a supervisão de Terezinha Saghaard. Estudou cravo com Alessandro Santoro na Escola de Música do Estado de São Paulo. Pesquisa ativamente a música ibérica renascentista desde 2010. É cravista do conjunto de música antiga da ECA-USP sob orientação de Mônica Lucas e Sérgio Carvalho.

TOMAS CALLAS MISTRORIGO é bacharel em composição pelo Instituto de Artes da UNESP. Estuda canto lírico pela Escola Municipal de São Paulo EMM-SP, sob orientação da professora Maria Lúcia Waldow. Iniciou seu percurso na Música Antiga quando, a convite do cravista Pedro Diniz, cantou obras do Primeiro Livro de Madrigais de Bárbara Strozzi em 2019. Hoje em dia, integra o Coro Acadêmico da Osesp e o Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval.

MARCO ANTÔNIO é bacharelando em canto lírico pelo Instituto de Artes da UNESP. Cursa canto lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde participa da Oficina de Música Antiga com os professores Juliano Buosi, Fernando Cordella e Marília Vargas. Integra o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Participou da Semana de Música Antiga de Versalhes em 2020, teve aulas com professores do centro de música barroca de Versalhes (CMBV).

LUAN AUGUSTO é educador musical, cantor, alaudista e diretor-fundador do Madrigal Beija-Flor (São João del-Rei/MG), grupo dedicado à performance de música antiga, notadamente música renascentista, desde 2015. Com o Madrigal Beija-Flor montou os espetáculos Ainda que ao partir (2018-2019), Hildegard von Bingen: Canções para a Virgem e seu Filho (2019) e Inserções Poéticas (2019-2020). Entre 2015 e 2018 trabalhou como professor-regente de corais infantojuvenis, entre eles o Coro VivAvoz, vinculado à ação educativa do Festival Artes Vertentes (Tiradentes/MG). Em 2019 participou como alaudista da 5ª. Semana de Música Barroca da UNIRIO/CMBV (Rio de Janeiro/RJ). É granduando em Música com ênfase em Educação Musical pela UFSJ.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR