19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Andança os encontros e as memórias de Beth Carvalho
Brasil, 2023, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, além de ajudar a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Sua sensível capacidade de percepção da realidade fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos seus 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: Super 8, VHS, Mini Dv, K7 e fotografias. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
Documentário, 115 min.
Direção: Pedro Bronz
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
115 min