Inspirada na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, a peça conta a saga de Maria da Fé, uma das personagens do livro, guerreira brasileira que no século XIX luta de forma clandestina contra a opressão e o descaso das autoridades para com as necessidades do Povo. A personagem, filha de uma cativa com um Barão, comanda uma irmandade e defende os direitos à vida e à liberdade. O livro mistura fatos da história brasileira com ficção, a personagem foi inspirada na escravizada Maria Felipa, que comandando outras mulheres teve papel importante na guerra pela independência no estado da Bahia.
A extensa obra de João Ubaldo, abarca um longo período (1647 a 1970); tem inúmeros personagens e núcleos familiares que se revelam no passar dos séculos. A narrativa, focada na história da guerreira do povo, Maria da Fé, mostra o espírito de luta e resistência, diante da opressão do poder vigente, que é uma característica de nosso povo; bem como o contraponto da visão da elite diante dos fatos, que se perpetua de geração em geração. A Revisitação da história pelo olhar do autor nos proporcionou reflexões profundas sobre como se estrutura a sociedade brasileira e os preconceitos que ainda trazemos conosco.
CENA LIVRE 2022 | Núcleo de Artes Cênicas Sesi-SP
70 min
Texto- Inspirado em Viva o Povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro
Direção e roteiro – Inês Vianna
Adaptação – O grupo e Inês Vianna
Iluminação – Danilo Zavarezi
Painéis do cenário - Bia Medeiros e Tiago Ciurcio
Composições especialmente para a peça – Kadu Anjos
Costureira Isabel Nardez
Elenco: Andreh Outeiro, Antônia Ferreira, Bruna Caroline, Daphne Trevelin, Denise Suassuna, Julia Ramos, Kadu Anjos, Lília Craveiro, Luiz Paulo Andrade, Marcelo Cruz, Mariana Camfrance, Maysa Sigoli e Xaira Lindsay
O espetáculo nasce como resultado do processo do curso Encenação, oferecido pelo Núcleo de Artes Cênicas do SESI Campinas em 2022, partindo do tema “Identidades”.
Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo: Campinas Amoreiras, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral para pessoas de diversas idades, que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas.