Com o intuito de reduzir a complexidade dos contos de fadas, muitas versões e traduções acabaram por deturpar seus conteúdos.
Diante da enorme exposição das crianças a este material é da maior relevância encontrar, em meio aos ruídos, questões de fundo que sustentam essas narrativas.
Muitos dos movimentos de atualização das histórias tradicionais recolhidas pelos irmãos Grimm, simplificaram e amenizaram as dinâmicas internas e a complexidade estrutural destes contos.
A distância histórica em si já justificaria um olhar mais atento para as obras originais, uma vez que a elas temos acesso no Brasil só muito recentemente.
A ideia é redimensionar estas narrativas abraçando suas complexidades, contradições, vestígios históricos, gêneros de passagem, etc. para poder redescobrir nelas questões fundamentais e atuais.
O Bate-Papo terá o objetivo de apresentar ou reapresentar a principal obra de coleta de contos fadas (irmãos Grimm) trazendo para conversa aspectos que permitam a utilização da obra como instrumento pedagógico na escola e compartilhando a análise crítica, as ideias, simbologias, relações de tradução, recolha e reescrita que permeiam os contos.
Aspectos relacionados ao conto tradicional e suas adaptações e aspectos relativos ao gênero.