O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais

Curadoria de Afonso Oliveira

Projeto: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais

Curadoria de Afonso Oliveira

 

L – Livre para todos os públicos

 

3 de abril a 9 de junho de 2024

 

Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

de terça a domingo, das 10h às 20h

 

Não é necessário reservar ingresso para a visitação.

 

 

A Exposição Maracatu Rural – A magia dos Canaviais apresenta um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira, que se consolidou como tal a partir dos anos de 1990. Considerado Patrimônio Cultural Brasileiro, o Maracatu Rural ou Baque Solto vêm do território da Zona da Mata pernambucana, produzida pelos trabalhadores da monocultura do açúcar. A mostra faz um panorama desde o período da escravidão até os dias de hoje. Apresentada através de fotografias, objetos, documentos, artesanato, personagens, figurinos e vídeos a exposição, busca o entendimento da sociedade sobre a formação do homem nordestino canavieiro, que além de manter viva a sua própria cultura, influenciou artistas de diversos segmentos – música, artes-plásticas, artesanato, cinema e dança. Esta exposição na Avenida Paulista tem um significado importante, já que muitos trabalhadores da Zona da Mata de Pernambuco vieram trabalhar na construção de São Paulo e muitos desses trabalhadores deixaram a cultura do maracatu na sua memória.

Considerado uma das manifestações mais fortes do Carnaval, em Pernambuco têm cerca de 110 grupos de Maracatu Rural, a maioria dos grupos se concentram nos municípios de Nazaré da Mata, Aliança, Tracunhaém, Goiana, Condado, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Araçoiaba e Carpina.

A exposição é totalmente inclusiva, com audiodescrição, material em 3D e libras.

 

O curador

A Exposição tem a curadoria de Afonso Oliveira, produtor cultural, pesquisador, curador e criador do Método Canavial do ensino de produção cultural coletiva e comunitária. O método deu origem ao Movimento Canavial, que transformou a região da Zona da Mata Norte é um dos maiores polos de produção cultural de Pernambuco. Afonso Oliveira recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e do Presidência da República e o Prêmio Delmiro Gouveia da Fundação Joaquim Nabuco.

Coordenou mais de 120 projetos culturais de música, artesanato, cinema, cultura popular, teatro, artes visuais e dança. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente.

Termo de Aceite:

Confira as orientações ao efetuar a reserva ou diretamente com a unidade.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR