Curadoria de Ricardo Lima de Mello
Ocupação Artística
Parede da Esplanada do Centro Cultural FIESP
terça a domingo, das 10h às 20h
Sinopse
O graffiti é uma expressão de arte urbana que permite aos artistas exporem ideias, reflexões e críticas à sociedade. O polvo, é um ser resiliente e adaptável, representa a esperança de um futuro melhor. Sua presença no deserto árido demonstra que a vida pode persistir mesmo nas condições mais desafiadoras. A ausência de árvores e vegetação no deserto simboliza a devastação ambiental causada pelo desmatamento. Os tentáculos do polvo, que se assemelham a raízes, representam a necessidade de um sistema de raízes forte para sustentar a vida.
A obra Polvo Ciborgue na Esplanada do Centro Cultural FIESP, do artista Evol (@evol_dem) em parceria com Dek Suave (@deksuave) e realização de Beans! Projetos Culturais, é um lembrete de que o futuro da Terra depende das nossas ações de hoje. É um chamado para que cuidemos do meio ambiente e adotemos atitudes mais sustentáveis, para que as futuras gerações possam herdar um planeta saudável e próspero.
Sobre os artistas
Denys Cunha "Evol" (Guarulhos-SP) Grafiteiro desde 1998. Filho de desenhista, desde pequeno já esboçava alguns traços, passou a infância no centro de São Paulo, onde teve o primeiro contato com a arte das ruas. Aficionado pelo movimento do graffiti segue buscando a originalidade em desenhos de formas complexas, estudos de luz e sombra e efeitos 3D que se mesclam dando o peso a estruturas que se desconstroem em movimento. Em um estudo constante de aprimoramento e EVOLução.
André Lopes "DEK SUAVE" (São Paulo-SP) Nascido em São Paulo em 1990, André Lopes é um Graffiti Writer, muralista e artista contemporâneo que tem como principal influência a cultura hip-hop, graffiti clássico, a natureza e o cotidiano. Suas obras buscam transmitir sua percepção, pensamentos e opiniões convidando quem observa a entrar em seu universo. Tem como característica a busca da inovação e evolução do seu trabalho constantemente, fazendo sempre algo novo, explorando novas técnicas e abordagens. Hoje o artista tem obras únicas espalhadas pelo mundo com seu estilo evidente e cores marcantes.
Sobre o curador
Ricardo Lima de Mello é Doutor, Mestre e Bacharel em Design e Tecnologia (Universidade Anhembi Morumbi), Especialista em Administração de Empresas (FGV-SP). Atua desde 2005 como gestor de projetos digitais e culturais. Palestrante sobre inovação, startups, novos modelos de negócios e empreendedorismo. Atualmente é professor nos cursos de pós-graduação no IBMEC e ENS em SP.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.
Parede da Esplanada
Avenida Paulista 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/