Sala de Arte Educação do Centro Cultural Fiesp
21 de outubro de 2023
sábado, às 10h
Na oficina, o artista Gunga Guerra apresentará alguns de seus curtas-metragens de animação, que ele considera como crônicas atuais, e abordará o conceito para a sua criação e alguns detalhes técnicos. E na segunda parte, haverá uma prática, com o desenvolvimento de um flipbook, usando algumas sequências pré-selecionadas de filmes como referência para rotoscopia (criação de sequências animadas desenhando imagens de ação quadro a quadro). Nesta oficina, os celulares pessoais dos participantes serão usados como mesa de luz para desenhar.
A oficina faz parte da obra digital “Poliniza”, em cartaz na Galeria de Arte Digital e foyer do Teatro do Centro Cultural Fiesp, de 10 de outubro a 13 de novembro de 2023.
Carga horária: 4 horas
Quantidade de vagas: 20 pessoas
Público-alvo: pessoas interessadas em arte e animação. Não é obrigatório saber desenhar, nem animar para participar da parte prática. O nível é básico para iniciantes ou interessados, com muita vontade de desenhar!
Recomendado que os participantes levem o celular carregado e o carregador; caneta escura, de preferência de ponta “macia”, e hidrocor (não obrigatório), para melhor aproveitamento da oficina. Se possível, instalar aplicativo tipo mesa de luz no celular (sugestão: iOS (apple) - app Mesa de Luz; e Android - app Tracing Paper - Light Box. Ambos possuem versão gratuita)
O artista
Gunga Guerra é um artista nascido em Moçambique e radicado em Niterói, no Rio de Janeiro. Trabalhou vários anos com animação para televisão como programador visual e coordenador da equipe nos canais TVE e TV Brasil. O artista transite por várias técnicas como desenho, pintura, vídeo e animação, com uma pesquisa ligada a temas contemporâneos e a críticas sociais, ligada à sua história de vida como imigrante por causa da guerra. Participou e recebeu prêmios em salões de arte e festivais de vídeo. Especificamente com vídeo e arte digital são vários prêmios no Festival do Minuto, no Festival Brasileiro de Nanometragem, Festival O Cubo, Festival Corvo de Gesso, Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte, London Arthouse Film Festival e suas obras estão nos acervos da Fundação Cultural Palmares, no MASM Museu de Arte de Santa Maria – RS, na Secretaria de Cultura de Niterói – RJ, no acervo artístico da Prefeitura de Vinhedo – SP, na Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela e no acervo do Festival do Minuto – SP.
240 min