O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
PIA MATER em busca de uma maternidade possível

Grupo Laje

Projeto: Programa de Ação Cultural - ProAC

O espetáculo retrata o dia a dia de Maria Gelatina, uma mãe palhaça de primeira viagem. Entre trocas de fraldas, banhos, sonecas da nenê e passeios de carrinho a palhaça dorme e sonha com situações improváveis. O enredo apresenta de forma cômica e, por vezes, dramática o complexo universo da maternidade.

- 1ª sessão às 16 horas. (SESSÃO MATERNA, bebês e crianças pequenas com suas mães e pais são bem-vindas) e logo após o espetáculo acontecerá um bate-papo com a atriz Joana Barbosa, a diretora Rhena de Faria e uma pediatra convidada) 

- 2ª sessão às 20 horas. 

Palhaçaria, Adulto, 60 min.

Realização ProAc - Programa de Incentivo à ações culturais e Secretaria do Estado de São Paulo.

Duração:

59 min

Categoria: Adulto
Ficha Técnica:

Dramaturgia: Joana Barbosa e Rhena de Faria | Direção: Rhena de Faria | Elenco: Joana Barbosa | Desenho de luz: Lica Barros | Cenário e adereços: Natalia Vaz | Figurinos: Joana Barbosa | Costureira: Rosele Felício | Operação de luz e produção local: Paulo Candusso | Operação de som: Rhena de Farias | Trilha Sonora: Rhena de Farias | Produção: Cau Fonseca | Fotos: Jess Lima | Propjeto Gáfico: Laura do Lago | Realização: ProAC, Grupo Laje e Governo do Estado de São Paulo | Apoio: Sesi Marília.

RHENA DE FARIA _ direção

Rhena de Faria é palhaça, atriz-improvisadora e diretora teatral. Integrou por treze anos o elenco de “Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços”, um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo. Como atriz-improvisadora atuou ao lado de Marcio Ballas, Allan Benatti, Marco Gonçalves e Cristiano Meireles. Dirigiu entre outras peças: “Bagagem” (2018), solo de Marcio Ballas, e “Mary e os Monstros Marinhos” (2018) da Cia Delas de Teatro, vencedor do APCA em 2019 e com 6 indicações ao Prêmio São Paulo. Também dirigiu as palhaças Rubra (Lu Lopes) Mafalda Mafalda (Andrea Macera), Spirulina ( Sílvia Leblon), Margarida (Adelvane Neia) e Faísca (Raíssa Guimarães).

JOANA BARBOSA _ atriz

Atriz, Mãe, Palhaça, Psicóloga, Diretora e professora teatral. Mestre e Doutoranda em Pedagogia do Teatro pela ECA/USP. Já ministrou cursos e se apresentou na Itália, Suíça, Polônia e em diversas cidades do Brasil. É fundadora e diretora, junto com Paulo Candusso, do espaço Casa 11 na cidade de São Paulo. Integrante do Grupo Laje. Autora do livro infantil "Quando crescer quero ser palhaça" e do espetáculo “PEITO - amor e alimento em tempos de pandemia”. Nos últimos anos vem se dedicando artisticamente à pesquisa da maternidade e seus desdobramentos.

Gênero: Comédia
Minibiografia do Grupo ou Cia:

GRUPO LAJE

A companhia tem em seu repertório as peças CLOWND CLOWN (2010), TROPA (2016), PIA MATER- EM BUSCA DE UMA MATERNIDADE POSSÍVEL (2019), PEITO - AMOR E ALIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (2021) e MEQUETREFE SHOW(2022), além de um repertório vasto de esquetes cômicas e oficinas teatrais. Desde 2019 o coletivo se organiza em frentes através das quais os/as artistas se dedicam a temáticas diversas em projetos envolvendo artistas convidados/as. Uma primeira frente pesquisa a maternidade e seus desdobramentos, com os espetáculos “Pia Mater - em busca de uma maternidade possível”, encenado por Joana Barbosa e dirigido por Rhena de Faria, e “PEITO - amor e alimento em tempos de pandemia” com direção e atuação de Joana Barbosa. Em 2023, “PIA MATER - em busca de uma maternidade possível” circula pelo interior do Estado de São Paulo pelo projeto contemplado pelo Proac 08/2022 - Circo/Circulação.


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR