O grupo Feminino foi fundado no início de 2017 sob a regência de Paula Christina Monteiro e orientação vocal de Fernando Coutinho Ramos. Nos anos de 2018 e 2019 apresentou o projeto intitulado “O Canto das Sereias”. O Projeto de 2023 se chamava “Mulheres na Música”, formado por peças compostas por mulheres, ou que ficaram marcadas pela interpretação de uma mulher, ou ainda, cuja letra fale do universo feminino.
Já o grupo Sul Fiato, expressão italiana referente a uma sonoridade suave e contínua, foi fundado em 2003, como uma parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), contando inicialmente com seus funcionários como integrantes exclusivos. Com o propósito de realizar o Réquiem e outras peças sacras de Gabriel Fauré, em 2023, o grupo se fundiu a outro grupo do Coralusp, dirigido pela mesma maestra, Todo Canto, formando um coro com aproximadamente 65 cantores.
60 min
Grupo: CORALUSP Feminino
Regente: Paula Christina Monteiro
Percussão: Carol Oliveira
Violão: Guilherme Beraldo
Piano: Marilene Della Torre e Rosa Maria D'Almeida Ferreira
A regente Paula Christina Monteiro é natural de São Paulo, ingressou no CORALUSP como cantora ainda adolescente. Aos 18 anos, foi regente assistente da maestra Helena Starzynski. Iniciou seus estudos de piano aos sete anos, formou-se Bacharel neste instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na classe da Profa. Dra. Heloísa Zani. Formou-se Mestre em Musicologia pela mesma Universidade, sob orientação do Prof. Dr. Amílcar Zani Netto.