Exposição em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista. Confira:
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.
Venenosas, Nocivas e Suspeitas
Giselle Beiguelman
Curadoria de Eder Chiodetto
L – Livre para todos os públicos
de 6 de novembro de 2024 a 20 de abril 2025
terça a domingo, das 10h às 20h
Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313, em frente ao metrô Trianon-Masp
Em Venenosas, Nocivas e Suspeitas, Giselle Beiguelman conecta plantas proibidas ou historicamente demonizadas, como a beladona, as carnívoras e a cannabis, a mulheres apagadas da história da arte e ciência. A partir de extensa pesquisa, Beiguelman cruza as histórias de figuras como Maria Bandeira, Marianne North e Maria Sybilla Merrian com as dessas plantas, conhecidas por seus usos em rituais, efeitos afrodisíacos, alucinógenos, ou como metáforas dos poderes "malignos" como plantas carnívoras ou fungos, como os cogumelos. A exposição inclui vídeos e retratos fictícios de cientistas mulheres que foram ignoradas por séculos, criados com IA, além de um jardim com plantas estigmatizadas, muitas das quais por sua relação com culturas dos escravizados africanos e dos povos indígenas, e ilustrações que misturam estética botânica e computacional. A mostra também faz uma crítica ao etarismo, explorando como o corpo e a imagem da mulher foram e são historicamente moldados. A curadoria é de Eder Chiodetto.
Sobre a artista
Giselle Beiguelman é artista e professora da FAU-USP. É autora de Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021) e Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019), entre outros. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo. Em seus projetos recentes investiga a construção do imaginário colonialista das artes e das ciências com recursos de Inteligência Artificial. É coordenadora do Projeto Temático Fapesp Acervos Digitais e Pesquisa: arte, arquitetura, design e tecnologia. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais
Sobre o curador
Eder Chiodetto (1965, SP) é curador de fotografia independente, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP entre 2005 e 2021 e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador já realizou mais de 180 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão. Recentemente realizou a curadoria das mostras “Claudia Andujar: Cosmovisão”, no Itaú Cultural e “Água Pantanal Fogo”, no Instituto Tomie Ohtake. É autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2002), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc, 2011), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô / Funarte, 2013), Ser Diretor (Ateliê Fotô, 2018), entre outros.
Produção: Frida! | Realização: SESI-SP
AGENDAMENTO DE GRUPOS E ESCOLAS
Para que possamos confirmar o agendamento, favor informar:
- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita;
- E-mail e telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular);
- Nome da escola / Instituição;
- Data e período desejado;
- Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes);
- Faixa etária do grupo;
- Sinalizar se houver pessoas com deficiência no grupo;
- Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências).
Envie as informações pelo e-mail: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Confira as orientações na descrição do evento.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.
Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/