19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Mimbó
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizadas andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e fundaram a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos.
Documentário, 53 min.
Direção: Chico Rasta
Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
Carmem, uma viajante do tempo, reúne dados para a criação de uma mitologia afrodiaspórica no território da Pequena África. Em suas andanças, reúne um legado ancestral, descobre que o tempo é cíclico e que todos podem contribuir para um futuro melhor.
Documentário, 20 min.
Direção: Wagner Novais
Sobre a mostra:
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela segunda vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou a sua 19ª edição em 2023. Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens.
Agora, em 2024, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP no interior do Estado.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
73 min