Esta oficina convida educadoras e educadores de infância, pais e responsáveis por crianças a desafiarem a sua criatividade e a enriquecerem o seu trabalho através das artes cénicas. O encontro de 2h aborda de modo pratico os aspectos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, e desafia os participantes a enriquecerem o seu trabalho através das artes cénicas e da criatividade.
Partindo do caso concreto do projeto Floresta dos Mistérios, utilizará o “Pequeno Guia de Empatia”, material digital de apoio pedagógico e condutor de atividades lúdicas, além de associar as atividades propostas com os temas abordados no espetáculo. Serão utilizadas também as músicas da peça, as lendas folclóricas e jogos com as personagens da história para promover atividades acessíveis e inclusivas no ambiente escolar e social.
Faixa etária recomendada: Maiores de 18 anos.
Conteúdos: A conscientização sobre diversidade e inclusão deve acontecer em todos os espaços educacionais. Diante deste princípio com o objetivo de construir uma cultura inclusiva, a oficina toma por base o desenvolvimento de ferramentas a partir da experiência de sucesso do projeto Floresta dos Mistérios.
Além do espetáculo criado em 2019; o projeto que emprega majoritariamente a linguagem teatral para promover os princípios de cidadania inclusiva e para incentivar a participação laboral e social das pessoas com deficiência, conta com trilha sonora autoral, a publicação do livro Floresta dos Mistérios, o Pequeno Guia da Empatia e curtas metragens com pessoas com deficiência que colaboraram na pesquisa. Todos os materiais utilizados baseiam-se numa perspectiva integrada, que se adapte às necessidades da pessoa ao longo da vida.