HQs pertencem ao conjunto de linguagens naturalmente apreciadas por crianças e adolescentes.
Segundo Vygotsky, o drama, o desenho, a leitura e a escrita criativa – elementos presentes nas HQs- são modalidades expressivas que agradam às crianças e que são incentivadas pela escola com o objetivo de potencializar funções psicológicas superiores, resultando assim em elemento fundamental na educação infantil.
Porém, o uso das HQS ainda é incipiente quando observamos as práticas em sala de aula.
Isto se justifica: o preconceito histórico que os quadrinhos enfrentaram e sua lenta inclusão como material de apoio na rede de ensino resultaram na existência de uma lacuna no processo formativo docente, no tocante à compreensão, domínio e utilização deste gênero textual híbrido.
Esta proposição busca discutir a atuação docente em relação ao uso das HQs em sala de aula, valendo-se da experiência de um roteirista de HQs que também é professor de Artes em escolas públicas de SP.
O Bate-papo terá como objetivo abordar aspectos relevantes relacionados à necessária formação docente, em fase inicial ou continuada, relacionados ao uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta de apoio pedagógico em sala de aula, a fim de estimular o interesse das crianças e adolescentes não apenas pela leitura, como pela escrita, arte e temas abordados nas HQs.