19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
A Arte Alimenta a Vida
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
A formação política exige tempo e dedicação. Em tempos de desmontes dos direitos conquistados, a resistência dos povos indígenas é exemplo de enfrentamento. O que está em jogo é mais que a democracia: é nossa sobrevivência. O filme traz o pensamento e a obra do artista Dones, indígena arte-educador, que traduz sua tradição ancestral contribuindo para a afirmação da imagem positiva da luta dos povos originários do Brasil.
Documentário, 12 min.
Direção: Éder Santos e Dones Santos
A Obra
Portugal, 2022, exibição digital, colorido
L – Livre
O que de si trazem os homens que constroem as casas de Lisboa?
Documentário, 14 min.
Direção: Carolina Rosendo
Bigorrilho
Brasil, 2023, exibição digital, colorido
L – Livre
Na rotina do taxista Tangerina o tempo deixa de ser absoluto e passa a ser relativo. A percepção da velocidade das horas oscila ao longo do dia no ponto de taxi em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Brasil). O novo e o velho, o passado e o futuro estão sobrepostos e não passam de uma mera ilusão da percepção do tempo.
Documentário, 8 min.
Direção: Leonne Gabriel e Guarani Ribas Prado
Ewé de òsányin: o segredo das folhas
Brasil, 2021, exibição digital, colorido
L – Livre
Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento.
Animação, 22 min.
Direção: Pâmela Peregrino
Romão
Brasil, 2022, exibição digital, preto e branco
L – Livre
Marcos Romão, personagem importante da militância negra no Brasil e que atuou em outros países, faz uma breve reflexão sobre as diferenças do combate ao racismo ao longo de 4 décadas de abertura política.
Documentário, 10 min.
Direção: Clementino Junior
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
66 min