Galeria de Arte Digital
Fachada do Edifício-Sede Fiesp/SESI-SP e Centro Cultural Fiesp
de 1º de março a 4 de abril de 2023
todos os dias, das 19h às 6h
Foyer do Teatro
de 1º de março a 4 de abril de 2023
terça a domingo, das 10h às 20h, em horários alternados
Esculturas Quânticas é uma obra de arte digital gerativa que explora infinitas possibilidades de interação e variações de matéria escultórica virtual. Como esculturas quadridimencionais (que inclui o tempo em seu processo formativo), as formas desenvolvidas pelo sistema fazem referência à Teoria Quântica de Campos, que descreve o posicionamento virtual de partículas a partir da influência do observador.
Na obra de Alexandre Rangel, há uma referência visual e conceitual com o tema do entrelaçamento quântico como “sistemas escultóricos”, com propriedades sonoras e visuais, em forma de móbiles digitais mutantes animados e com um campo multidimencional da obra, ao considerar o espaço e o tempo como elementos fundamentais. Através da fusão entre efeitos geométricos e live coding, a obra sintetiza possíveis congelamentos de existência.
O Artista
Alexandre Rangel é um artista brasileiro multimídia que trabalha com videoarte e desenvolvimento de softwares para projetos audiovisuais desde os anos 1990. Criou um software de código aberto para manipulação de vídeo em tempo real que está sendo usado por VJs em todo o mundo. O programa foi intitulado de “Quase-Cinema” em homenagem ao artista plástico Hélio Oiticica, que usou o termo para significar “um campo de experiências transgressivas dentro do reino da mídia ou imagens e sons produzidos tecnicamente”. Como PhD em Arte e Tecnologia, realiza pesquisas acadêmicas sobre expressão artística com código de software.
Confira as orientações na descrição do evento.
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.