A Mostra CINE SESI-SP “Curtas-metragens brasileiros” traz ao público toda a diversidade e criatividade de obras nacionais, reunindo produções com vasta abrangência de temas e gêneros audiovisuais.
Algumas sessões contarão com debates sobre os curtas, permitindo o público descobrir e refletir a respeito das etapas de produção audiovisuais, ao mesmo tempo que desbrava e incentiva a produção e valorização do cinema brasileiro.
O Cangaceiro e o Leão
Brasil, 2012, exibição digital, colorido.
L – Livre
Pedro tem como tarefa escolar elaborar um projeto sobre o aquecimento global. Para isso, ele contará com a assistência de seu intrépido avô, que se tornará um valioso aliado nesta missão.
Animação, 13 min.
Direção: Arnaldo Galvão
Elenco: Antônio Nobrega
Descritores de conteúdo: Não há inadequações.
Sobre o debatedor
Arnaldo Galvão
Arnaldo Galvão tem 68 anos. Nasceu em Recife e vive em São Paulo desde 1972.
Trabalhou 5 anos como cartunista para jornais como Pasquim, Versus e Folha de São Paulo. Foi arrebatado para animação em 1980, fazendo roteiro, criação de personagem e animação para o curta metragem Origem dos Andamentos, produção ECA-USP. Os primeiros 10 anos foram de aprendizado: Publicidade, curtas, séries e longas. Trabalhou na Mauricio de Sousa e fez parte do núcleo criativo do RÁ-TIM-BUM. Foi professor convidado no SESC, Anhembi-Morumbi e nas Oficinas 3 Rios (Oswald de Andrade) onde desenvolveu curso de roteiro para animação com Chico de Assis. Em 1990, para comemorar 10 anos no ofício de animação, produziu seu primeiro curta metragem: UMA SAÍDA POLÍTICA - que recebeu retrospectiva no Kinoforum 2023. Em 2000 produziu o curta ALMAS EM CHAMAS exibido em 70 festivais em todo o mundo e ganhou 20 prêmios como Gramado, Brasília e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi homenageado e ganhou retrospectiva no Anima Mundi, Animatiba e Múmia. Fundou a ABCA-Associação Brasileira de Cinema de Animação (2003) e a ABRANIMA- Associação Brasileira dos Produtores de Animação (2018). Coordenou o livro Animação Brasileira: 100 Animações Essenciais. Fez mostras de animação no Festival de Annecy e Ottawa, onde também foi júri. Foi um dos coordenadores da homenagem ao Brasil no Festival de Annecy. Em 2025 lança 2 longas metragens de animação nos cinemas: Mundo Proibido (Annecy 2022) e Fabulosos João e Maria (45 festivais internacionais / 18 prêmios).
Confira mais informações com as unidades.
Anfiteatro SESI Araras - Cinema
Av. Melvin Jones, 2600 - Heitor Villa Lobos, Araras - SP, 13607-450
https://araras.sesisp.org.br/
Teatro do SESI Osasco
Rua Calixto Barbieri, 23 e 83 - JD. Piratininga, Osasco/SP