Três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do maior expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a “Suíte para Canto e Violino”, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.
Villa-Lobos foi o compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista – utilizar elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirar-se nas tradições populares brasileiras – trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia.
Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de alguns dos maiores nomes de nossa literatura.
60 min
Adélia Issa - canto
Eliane Tokeshi - violino
Edelton Gloeden - violão
EDELTON GLOEDEN - Violão
Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra no Brasil e exterior. Realizou primeiras audições mundiais de obras de Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e Jorge Antunes, entre outros. É professor no Departamento de Música da Universidade de São Paulo.
ELIANE TOKESHI - Violino
Tem atuado como solista à frente de várias orquestras, no Brasil e exterior. Atualmente é professora responsável pela cadeira de Violino e Música de Câmara no Departamento de Música da Universidade de São Paulo.
ADÉLIA ISSA - Canto
Apresenta-se em todo o Brasil e exterior. Solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira, e no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor.