A Mostra CINE SESI-SP “Curtas-metragens brasileiros” traz ao público toda a diversidade e criatividade de obras nacionais, reunindo produções com vasta abrangência de temas e gêneros audiovisuais.
Algumas sessões contarão com debates sobre os curtas, permitindo o público descobrir e refletir a respeito das etapas de produção audiovisuais, ao mesmo tempo que desbrava e incentiva a produção e valorização do cinema brasileiro.
O Pretzel da vovó
Brasil, 2022, exibição digital, colorido.
L – Livre
Na véspera de Natal, Bianca (Cibele Gonçalves) decide realizar o último desejo de sua avó: achar um doce que ela comia quando era criança. Bianca procura em diversos locais, mas não encontra nenhum parecido com o que a sua avó descreveu. Quase desistindo, decide ter fé e acreditar na magia do Natal para continuar seguindo em frente.
Comédia dramática, 8 min.
Direção: Tales Ordakji
Elenco: Cibele Gonçalves (Bianca), Tales Ordakji (Avó)
Descritores de conteúdo: Não há inadequações.
Sobre os debatedores
Tales Ordakji
Formado em Artes Cênicas pela EAC “Wilson Geraldo” e em Teatro pelo Senac, possui também formação em Processos Gerenciais pela FGV/SP e atualmente cursa o MBA em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Publicou sua primeira obra dramatúrgica em 2023, em percurso pelo Estado de São Paulo com o livro "MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador". Em seu primeiro ano de formação em artes cênicas começou a se especializar paralelamente em produção cultural, fazendo parte da produção executiva de projetos culturais, produção de eventos, espetáculos, mostras, festivais e demais áreas artístico-culturais. Desde 2015, é ator e produtor do TEP - Teatro Experimental de Pesquisas, o grupo teatral mais antigo em atividade da Baixada Santista, que neste ano completa 56 anos de criação. Como ator, estreou nos cinemas em 2019 com o longa-metragem “Sócrates”, de Alexandre Moratto, interpretando o personagem Maicon, recebendo em janeiro de 2020 o prêmio Someone to Watch (revelação) na premiação portuguesa CinEuphoria Awards. O longa-metragem teve seu maior reconhecimento ao conquistar um prêmio no Oscar do Cinema Independente, o Spirit Awards, na categoria de melhor diretor revelação. Recentemente, está no elenco do novo filme da Anna Muylaert, o longa-metragem O Clube das Mulheres de Negócios, premiado como Melhor Conjunto de Elenco pelo Júri no 52º Festival de Cinema de Gramado. Em 2021, fundou juntamente com a atriz e cineasta Cibele Gonçalves a produtora Atado no Ato, focada em produções artísticas voltadas à produção cinematográfica, literária e demais áreas. Os trabalhos da Atado no Ato já participaram de mostras, festivais e eventos de âmbitos regionais, nacionais e internacionais, fomentando as narrativas de seu local de atuação e disseminando a cultura brasileira em seus fazeres.
Cibele Gonçalves
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade São Judas Tadeu em Santos/SP. Teve sua primeira formação no audiovisual através do projeto Oficinas Querô. Após a conclusão do curso, trabalhou na Produtora Querô Filmes, sendo responsável pela gestão das gravações que ocorriam na produtora, como vídeos institucionais, cobertura de eventos e vídeo animações. Incluindo também produção de base para o projeto Catavento – Tudo ao seu tempo, idealizado pela Fundação Telefônica Vivo, websérie documental sobre exploração infantil em suas diferentes formas, suscitando a eliminação do trabalho na vida de crianças. Trabalhou como 2ª assistente de direção do longa-metragem Sócrates, uma produção da Querô Filmes e Instituto Querô, em coprodução com o diretor e roteirista americano Alexandre Moratto. O filme foi indicado e premiado em diversos festivais internacionais e nacionais, dentre eles o Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, atualmente disponível no catálogo da Netflix. Fundou, juntamente do ator e cineasta Tales Ordakji, a produtora independente Atado no Ato, onde permeia funções variadas em mais de 10 curtas-metragens com repercussão em festivais nacionais e internacionais, assim como na produção e elaboração de videoaulas voltadas ao setor, argumentos, mostra de cinema, eventos, dentre outros. Paralela à formação audiovisual também é formado em teatro pela Escola de Teatro Tescom, onde atuou em peças teatrais desde 2015, trabalhando como atriz em curtas-metragens e filmes publicitários.
Confira mais informações com as unidades.
Teatro do SESI Araraquara
Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 - Jd. Floridiana - Araraquara/SP
https://araraquara.sesisp.org.br/
Biblioteca
Av da Saudade, 1107
https://cosmopolis-cultura.sesisp.org.br/