A partir dos procedimentos de criação do espetáculo “As Três Marias”, com texto inédito de Luís Alberto de Abreu e direção de Lucas Gonzaga, a Dupla Companhia apresenta a oficina “Teatro, Memória e Identidade”, abordando os principais aspectos da criação do espetáculo. Por meio de jogos dramáticos e danças brasileiras, nasce a possibilidade de contar histórias e, a partir dessas histórias, ampliar as relações entre a produção de cenas que partem dos vestígios da memória e da identidade.
Público-alvo: Artistas da cena, professores e educadores que tenham mais de 14 anos e que tenham interesse na linguagem teatral e nos desdobramentos da pesquisa em memória e identidade.
Metodologia: A oficina desmonta o processo criativo do espetáculo “As Três Marias” a partir de quatro eixos transversais que se ancoram em procedimentos de trabalho para a criação da cena teatral: 1. Descoberta do teatro por meio do jogo teatral e das técnicas do viewpoints enquanto treinamento e fundamentação para o trabalho autoral; 2. Leitura de imagens como metodologia prática de trabalho. 3. Estéticas da memória como procedimento; e 4. Antropologia da voz. A partir da união desses fundamentos de criação, os participantes serão convidados a experimentar a criação de cenas teatrais
120 min