L – Livre para todos os públicos
Parede esplanada do Centro Cultural FIESP
de 18 de fevereiro a 3 de agosto de 2025
terça a domingo, das 10h às 20h
A obra Boiuna busca, conceitualmente, ampliar o olhar do público a respeito do que seja, de fato, o nosso país. É nesse sentido, nesse resgate do que somos como nação, que se iniciou uma jornada rumo a um símbolo, que dentro de si, pudesse abrigar a força ancestral desta terra. Nesse processo, não há como não ser arrastado para a floresta. Não há como não se deixar levar pelos mitos das nações indígenas. Não há como não se deparar, ao final, com poderoso mito da Boiuna, a grande cobra demiurga da Amazônia, a criadora de rios e de tudo o que há em volta.
E é essa potência que se invoca com essa obra. O desejo é que essa cobra opere como uma nascente. Que traga, com o seu colorido vigoroso, a força da vida, da criação, do nascimento. Que provoque o público com o seu nome ancestral – Boiuna – fazendo ressoar em muitos uma palavra já há muito perdida. Que traga, como um totem, proteção. Pois as grandes cobras protegem o lugar em que habitam. A cobra grande é o Brasil mais profundo, vindo tomar posse novamente desta terra, que sempre lhe pertenceu.
Artista
Tatiana Paiva
Artista que celebra a natureza através de suas obras vibrantes e seu imaginário lúdico. Com vasta experiência em ilustração e pintura, encanta o público com suas representações da flora brasileira. Seus trabalhos, presentes em livros infantis, projetos publicitários e em espaços urbanos, convidam à contemplação e à conexão poética com a natureza.
Além de artista, é educadora, compartilhando seu conhecimento e paixão pela arte em oficinas para todas as idades. Formada em Artes Plásticas pela FAAP, possui cerca de 20 anos de experiência na criação artística. Para conhecer mais suas obras, visite nas redes sociais: tatianapaiva.com.br - @tatianapaiva.art
NÃO É NECESSÁRIO RESERVAR INGRESSO PARA VISITAÇÃO.
Parede da Esplanada
Avenida Paulista 1313 - Sede
http://www.centroculturalfiesp.com.br/