O objetivo desse Bate-papo é discutir a higienização dos contos de fadas clássicos, permitindo a reflexão acerca dos diferentes efeitos provocados no leitor a partir da leitura de diferentes versões de uma mesma história literária.
Os contos de fadas atravessam séculos, e suas versões originais foram sendo alteradas ao longo dos anos.
Atualmente, há muitas polêmicas em torno de que versão dessas narrativas devem ser transmitidas às crianças, já que há mensagens implícitas um tanto “pesadas” para um público tão jovem, como estupro, abuso sexual, machismo, entre outras, em histórias como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, A Gata Borralheira etc.
Portanto, há muitas dúvidas acerca da transmissão desses contos: o intuito deve permanecer o de moralizar?
Devemos proteger as crianças das atrocidades e frustrações da vida? Qual o meio do caminho ao mediar histórias seculares e carregadas de significado às crianças da sociedade atual? Essas são algumas perguntas que norteiam a importância de se falar sobre contos de fadas na contemporaneidade, mas conhecendo a origem de seus enredos.
Muitos são os contos de fadas clássicos que sofrem adaptações e/ou higienizações para adequarem-se ao contexto social contemporâneo infantil.
Neste encontro, a facilitadora Giovanna Petrólio mostrará as diferenças entre as narrativas originais e adaptadas de contos clássicos, de forma que os participantes reflitam acerca dos diferentes efeitos de sentido provocados no leitor infantil escolar.
59 min