19° Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE
Ladrão
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
As angústias e dilemas de um trabalhador de aplicativo do ramo de entrega de refeições, que tem sua moto roubada durante uma das entregas.
Ficção, 20 min.
Direção: Felipe Cordeiro
Marielle presente – eu sou porque nós somos
Brasil, 2019, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Muitas Marielles nasceram após a sua morte, transformando em realidade o respeito aos direitos humanos e abrindo novos caminhos para o combate às desigualdades em nosso país.
Documentário, 8 min.
Direção: Dom Filó e Pedro Oliveira
Se essa rua fosse minha
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
No centro do Rio de Janeiro, longe dos típicos cartões postais da “Cidade Maravilhosa”, uma pequena rua revela uma cidade diferente. Nela, Romeu, fluente em inglês, vive a condição de morador de rua; Cristina, companheira em todos os momentos, denuncia a miséria que os cerca. Careca manobra os carros dos pacientes de uma clínica médica enquanto pede proteção às suas entidades religiosas. Custódio, ou Botafogo para os íntimos, passa seus dias preocupado com a possibilidade de uma ação de despejo enquanto deposita sua fé nas apostas do jogo do bicho. Essas quatro figuras convivem numa movimentada rua de um bairro em acelerada deterioração, na qual seus dramas pessoais diariamente se cruzam.
Documentário, 39 min.
Direção: Julia Lea de Toledo
Nhinguitimo (O Vento Sul)
Moçambique, 2021, exibição digital, preto e branco
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Moçambique, 1960. Nas noites quentes da pequena vila, no fértil vale do rio Incomati, os homens reúnem-se na cantina do Rodrigues. Dividida em dois lados, as mesas e cadeiras confortáveis destinam-se apenas para os brancos, chefes da administração colonial. O lado sem nenhum conforto, é destinado aos trabalhadores agrícolas, jovens moçambicanos e prostitutas. Vírgula Oito, trabalhador da machamba do Rodrigues, possui sua própria machambana “Reserva Indígena”. Revela planos sobre o que fará com o dinheiro da venda do milho cultivado, os quais não se realizam, pois o administrador da vila passa aos colonos as terras da reserva. Vírgula Oito enlouquece, tomado por uma fúria assassina.
Ficção, 23 min.
Direção: Licinio Azevedo
Sobre a mostra:
Com a criação e curadoria do Prof. Celso Luiz Prudente, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 19ª edição em 2023, dando continuidade ao trabalho cultural e acadêmico realizado ao longo dos anos. O projeto, que visa principalmente o cinema negro, abrange exibições de filmes, mesas de debates, palestras e a produção de um livro sobre a temática.
A mostra de filmes, exibidas presencialmente no Mezanino do Centro Cultural Fiesp, conta com 12 sessões de diferentes produções.
O tema geral da Mostra de 2023 é "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga". O propósito é observar a dinâmica das relações étnico-cinematográficas da africanidade. Kabengele Munanga é professor e antropólogo que trouxe para o Brasil o estudo do racismo na Universidade de São Paulo – USP, com o intuito de contribuir para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.
Criação e curadoria: Prof. Celso Luiz Prudente
90 min