Egberto Gismonti é um dos principais artistas brasileiros vivos e em dezembro de 2022 comemorou-se seu 75º aniversário. Sua obra revela toda diversidade, exuberância e riqueza da cultura brasileira. Ana de Oliveira e Sérgio Raz gravaram obras de Gismonti em seu elogiado álbum de estreia do duo Carta de Amor e outras Histórias (2019), com a participação especial de Marcos Suzano e em breve lançarão álbum inteiramente dedicado à obra do compositor.
O projeto Egberto 75 consiste na realização de um show do duo para homenagear este célebre compositor e multi-instrumentista [luminense. A violinista paulistana Ana de Oliveira, o violonista e compositor pernambucano Sérgio Raz mergulham juntos na obra de Gismonti. Sua obra monumental é reconhecida internacionalmente e interpretada nas principais salas de concerto de todo o mundo. Ana de Oliveira atuou com Egberto Gismonti em diversas ocasiões e em diferentes formações, tendo feito inclusive a revisão de partituras de Sertão Veredas para Orquestra de Cordas, além da estreia brasileira da obra Eterna para violino e orquestra de cordas em 2016 na abertura do 54º Festival Villa-Lobos. O violonista e compositor Sérgio Raz é fortemente in[luenciado pela obra de Gismonti, tendo trabalhado diretamente com o compositor no estudo de suas obras.
Cada concerto tem aproximadamente 70 minutos de duração, a classi[icação etária é LIVRE e o repertório abordado é essencialmente composto por obras de Gismonti, incluindo alguns de seus maiores sucessos. As principais obras a serem apresentadas são: Frevo, Lôro, Cego Aderaldo, Carta de Amor, Salvador, Café, Selva Amazônica e Dança das Cabeças.
70 min
Ana de Oliveira – violino
Sérgio Raz – viola de 12 cordas e violão de 8 cordas
Nascido em 2018 durante o MIMO Festival em Olinda, o duo formado pela violinista Ana de Oliveira e pelo violonista e compositor Sérgio Raz aborda repertório abrangente com obras de compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Villa-Lobos, Música Armorial, Música de concerto, Música contemporânea e Jazz internacional, além de obras autorais de Sérgio Raz. O Duo se apresentou em importantes palcos e festivais brasileiros como Blue Note SP e RJ, Sala Cecília Meireles, MIMO Festival SP e RJ, Casa do Choro (RJ), Capela Santa Maria (Curitiba), Teatro Municipal de Sorocaba, Teatros do CCBB (RJ, SP, Belo Horizonte e Brasília), Centro de Referência da Música Carioca, Centro de Artes da UFF, entre outros. Sua estreia internacional foi em Portugal na programação do MIMO Festival em julho de 2019, com grande aclamação do público.
Em 2020 foram curadores de Música e artistas convidados no X InterCulturalidades da Universidade
Federal Fluminense que celebrou os 50 Anos do Movimento Armorial e participaram como convidados do Simpósio sobre os 50 Anos do Movimento Armorial promovido pela Universidade Federal da Paraíba. Em 2021 participaram de festivais on-line como o Festival Mulheres em Pauta, Rio Colonial de Janeiro e MIMO Festival Olinda. Em 2022 foram artistas convidados da série em homenagem aos 50 Anos do Movimento Armorial no CCBB Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O Duo realizou uma circulação de concertos pelo SESC do Estado do Rio de Janeiro com seu projeto Egberto 75, uma homenagem ao grande compositor Fluminense Egberto Gismonti. Em 2022 foram artistas convidados para a 39ª O[icina de Música de Curitiba, apresentando repertório dedicado aos principais compositores da Música Armorial na Capela Santa Maria.
Seu primeiro álbum, o elogiado Carta de Amor e outras Histórias foi lançado em 2019 e é dedicado a obras autorais de Sérgio Raz e de Egberto Gismonti. O Duo se prepara para lançar dois novos álbuns em breve.