Prepare-se para uma jornada inesquecível no mundo mágico dos alimentos, através da peça infantil "Alice no País das Hortaliças", que traz uma imersão dentro da culinária, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada, o consumo de frutas, vegetais, hidratação adequada e a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável logo na infância. Os espectadores também poderão usufruir de livros com a história da peça e sugestões de receitas práticas, saudáveis e divertidas que podem ser preparadas em família.
Através de uma adaptação moderna de "Alice no País das Maravilhas", escrita por Gustavo Libanori (indicado ao Prêmio APCA 2023 de melhor adaptação infantojuvenil) e com direção de Bruno Ferian, a peça começa com as férias da protagonista, que logo em seu primeiro dia, acaba quebrando o braço, fazendo com que todos os seus planos de diversão fossem por água abaixo. Impossibilitada de sair para brincar com seus amigos, ela se vê obrigada a ficar dentro de casa e acompanhar a rotina de sua família na cozinha. Filha de um cozinheiro, responsável por todas as refeições da família, Alice não se vê muito satisfeita com os ingredientes escolhidos pelo pai. Mas é durante esse longo dia, entre entradas e saídas de seus familiares, que estranhos personagens irão aparecer na cozinha de Alice ensinando para ela a diversidade de frutas, verduras e hortaliças e como uma boa alimentação pode ajudá-la a se recuperar mais rápido para voltar a brincar com seus amigos, antes que as férias cheguem ao fim.
E é assim, que a obra busca apresentar novos hábitos e sabores, além de ressaltar a importância de cada um deles para uma vida mais saudável, já que no Brasil, cerca de 39% da população infantil sofre de obesidade e sobrepeso.
Utilizar-se da arte para a promoção da compreensão positiva da relação entre alimentação e saúde, vai além de um momento de descontração e lazer. Através da história, o contato direto com o viés artístico, ajuda a instigar a curiosidade, a imaginação, e a importância de fazer escolhas saudáveis, mostrando que a alimentação pode ser divertida e deliciosa.
Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Covabra Supermercados, além do apoio da AFAF Consultoria e SESI Rio Claro.
Autor: Gustavo Libanori
Direção: Bruno Ferian
Elenco: Ana Carolina Madrigrano, Guilherme Campos, Kaique Marinho, Lucas Caparrós, Lya Bueno e Marina Branco
Direção Musical: Everton Gennari
Músicas: Gustavo Libanori e Everton Gennari
Cenografia e Figurino: Priscila Soares
Cenotécnico: Mateus Fiorentino
Assistente de figurino: Samantha Macedo
Aderecista: Nathalia Campos
Assistência de adereços: Douglas Aguirre
Bonecos: Rafaella Mozz e Salv Borges
Iluminador: João Fernandes
Visagismo: Matheus Paulella
Coreografias: Rodrigo Lopes
Técnico de som: Marcos Pereira
Contrarregras: Amanda Anequini e Iuri Lupetti
Ilustração e diagramação (livro): Bruno Cardoso
Design Gráfico: Leonardo Ferrari
Fotografia Estúdio: Juliana Hilal
Fotografia Still: Yasmin Oliveira
Estúdio de som: Nascer do Som
Técnico de estúdio: Gabriel Francis
Coordenação geral: Bruno Ferian
Produção executiva: Rodrigo Lopes
Assistente de Produção: Ana Káthia Guerra
Conteúdo gastronômico: Juliana Lopes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Realização: Mercúrio Cultural
A Mercúrio Cultural surgiu da vontade de darmos vida as nossas ideias artísticas, colocá-las em prática e levá-las para os mais diferentes públicos nos mais diversos lugares onde nossas asas puderem nos levar.
Sediada na capital paulista e na cidade de Campinas, a Mercúrio Cultural atua desde 2014, na produção de espetáculos teatrais adultos e infantis, elaboração e produção de projetos via leis de incentivo e editais, oficinas de formação, festivais culturais, entre outros, dialogando com excelentes profissionais e com foco na democratização de acesso à cultura e formação de plateia.
Fundada pelo ator e publicitário Bruno Ferian, nosso time também é formado pelo ator e produtor Rodrigo Lopes, ambos com atuação no mercado artístico há mais de quinze anos.
Em dez anos de atividades, foram desenvolvidos 20 projetos inéditos e realizadas turnês em diversas cidades do Brasil, além de temporadas na capital paulista, levando a arte teatral para mais de 300.000 espectadores. Tudo isso só foi possível graças ao apoio e patrocínio de empresas que acreditam em nosso trabalho e no poder de transformação social que a cultura exerce.