O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
Oficina "ANARCODRAMATURGIA - A Prática da Fúria"

Michelle Ferreira

Projeto: SESI Viagem Teatral - Espetáculos Não-inéditos

Anarcodramaturgia - A prática da fúria é uma oficina prática de dramaturgia ministrada por Michelle Ferreira, dramaturga e diretora premiada, com diversos textos encenados no Brasil e no exterior. É composta por um encontro presencial de 3h.

O objetivo é convocar os participantes a escrever textos inéditos e/ou a se aprofundar em trabalhos já em andamento e fomentar uma nova safra de textos contemporâneos. Através de uma aula expositiva mesclada com exercícios práticos, os oficineiros poderão experimentar e compartilhar seu material a fim de receber feedbacks específicos para o desenvolvimento de sua autoralidade.

A prática da fúria é mais um desdobramento da pesquisa de Ferreira sobre a escrita teatral, que mistura filosofia, teatro, história, esquizofrenia, ética, política, delírio e uma forte dose de desobediência. Não uma teoria sobre dramaturgia, mas uma reflexão nômade sobre a prática da escrita cênica, que possam despertar a sensibilidade dos participantes tanto ética como esteticamente. A responsabilidade de um dramaturgo é ser um agente moral, de uma nova moral não excludente, não hierárquica, não patriarcal, não racista. Escrever e aceitar a responsabilidade com todas as consequências, autogerir-se, expressar-se, ter coragem. Ser político e nunca totalitário. Apresentar a verdade sobre assuntos de significância humana para um público que pode fazer algo a respeito.

Público-alvo - Dramaturgos iniciantes e iniciados a partir de 18 anos

Número de vagas - 20

 

MICHELLE FERREIRA - é atriz, diretora, roteirista e dramaturga de carreira internacional com treze peças encenadas por nomes como Hugo Possolo, José Roberto Jardim, Nelson Baskerville, Eric Lenate, Maria Maya, Mario Bortolotto e Isabel Teixeira. Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, cursou Ciências Sociais na mesma universidade e integrou por oito anos o Núcleo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral, sob coordenação de Antunes Filho. Duas vezes finalista do Prêmio Luso- Brasileiro de Dramaturgia, com Reality Final (2009) e Tem alguém que nos odeia (2011). Fundadora da A Má Companhia Provoca, escreveu e dirigiu Os adultos estão na sala, trabalho pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell em 2013. Escreveu e dirigiu Os médios. Com As Olívias, escreveu e dirigiu Riso nervoso. Adaptou o romance Uísque e Vergonha para o teatro, e foi indicada para o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor autora em 2019. Atualmente está em cartaz com a peça Bárbara com Marisa Orth, dirigida por Bruno Guida. Escreveu a série para TV Brasil Entre o Céu e a Terra e assina junto com Juliana Rosenthal a série Não foi minha culpa na Starz +. No cinema é a roteirista de Amor sem Medidas, com Leandro Hassoum e Juliana Paes, dirigido por Alê Machado e de O porão da rua do Grito junto com Sabrina Greve.

Duração:

180 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR

  Sala Multiuso Mezanino
    Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos/SP


15 FEVEREIRO
SÁBADO

15:00