“Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular.
RELEASE/HISTÓRICO ESPETÁCULO
É comum falar que as crianças da cidade pouco conhecem os bichos do campo. Além disso, diversas imagens de bichos nos são apresentadas formando um imaginário muitas vezes artificial, distante da fauna do país. A mídia, o comércio e até mesmo, educadores se deixam levar por imagens de bichos da fazenda ou desenhos que nem sempre correspondem aos bichos que vivem em nossas matas.
Se, atualmente, enfrentamos a extinção de fato de alguns deles, não podemos deixar que muitos, que felizmente estão longe disto, acabem sofrendo uma extinção dentro do imaginário popular.
“Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.
O espetáculo já fez mais de 11 temporadas em São Paulo, em teatros como Cultura Inglesa, Cacilda Becker, Arthur Azevedo, TUCA, entre outros. Participou de projetos da prefeitura de São Paulo, como Recreio nas Férias e apresentações nos CEUS (Centros de Educação Unificados). Fez também temporada no Rio de Janeiro, no teatro do Jóquei.
Fez duas temporadas em circulação na China, em 2019.
Em 2020, participou do Kala Ghoda Festival, na Índia, de forma virtual.
Participou de diversos festivais nacionais, como o Bonecos de Curitiba, Bonecos de Canela, São José do Rio Preto, Bonecos de Jaraguá do Sul e internacionais, como o Ibero Americano do Teatro de Bogotá (Colômbia), Teatro de La Paz (Bolívia), Festival Internazionale del Teatro di Ficura (Itália), Almada (Portugal), Ibero-americano de Teatro de Cádiz (Espanha), Teatro para Niños y Jóvenes (Argentina), Teatro en el Fin del Mundo (Argentina), Goodman Theatre Festival Latino Americano de Teatro (EUA), Encuentro Teatral 3 Continentes (Ilhas Canárias), Festival de Teatro de Muñecos (Venezuela), além de apresentações em Miami (EUA), Los Angeles (EUA) e Amsterdam (Holanda).
FICHA TÉCNICA
Autores: Beto Andreetta e Beto Lima
Direção: Beto Andreetta, Beto Lima e Hugo Possolo
Elenco: Cristiano Bacelar, Vanessa Silva, David Caldas
Direção de arte: Beto Lima
Assistência de direção e coreografia: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Trilha sonora: Gustavo Bernardo e Marco Boaventura
Criação de bonecos, cenário e figurino: Beto Lima
Concepção de luz: Beto Andretta e Hugo Possolo
Produção Executiva: Vanessa Silva
Produção: Pia Fraus