As inscrições estão abertas para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF), realizadas em um dos CATs Sesi-SP. Interessadas devem entrar em contato com a unidade de interesse mais próxima.
Mesmo em crescimento constante, o futebol feminino ainda se depara com a pouca visibilidade, preconceito, falta de oportunidades e espaço. E neste contexto, um dos pilares principais para um trabalho de excelência é o incentivo e investimento na formação esportiva desde a iniciação. Hoje, o baixo interesse pelas meninas comparando com os meninos, faz com que a oferta de atletas para renovação da seleção seja mais difícil, já que essas jogadoras acabam se desenvolvendo tardiamente e em passos mais lentos. Com todo este cenário, o SESI-SP, em compromisso com a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, busca superar tais obstáculos, revolucionando a modalidade nos próximos anos.
No âmbito da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, Ministério do Esporte e SESI-SP estabelecem uma parceria para promoção da equidade de gênero, a valorização da mulher e a ampliação da gama de possibilidades de atuação com o esporte feminino, visando fortalecer o cenário no desporto nacional.
No estado de São Paulo, meninas e adolescentes entre 6 e 15 anos, poderão praticar o esporte, com aulas gratuitas, em 11 unidades do SESI-SP: Campinas, Itú, Jaú, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Matão, Tatuí, Santos, Osasco e Mauá. O projeto da instituição visa contribuir com o fomento e desenvolvimento do futebol feminino, democratizar o acesso a modalidade e fazer um trabalho a longo prazo, desde a formação inicial até a profissionalização.
As inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF), estão abertas e são realizadas diretamente em um dos Centros de Atividades do Sesi-SP. Interessadas devem entrar em contato com a unidade mais próxima para obter informações sobre a quantidade de vagas disponíveis e programação das aulas.
Inicialmente, as aulas são oferecidas para cerca de 1.100 a 1.650 alunas, entre 6 e 15 anos, por meio do Programa Atletas do Futuro (PAF). A expectativa é que, em fevereiro de 2024, ao menos 6 unidades avancem e iniciem o Programa Treinamento Esportivo para meninas dos 12 aos 16 anos, detectando 300 talentos esportivos vindas do PAF.
No Treinamento Esportivo, o objetivo é aperfeiçoar as capacidades esportivas para fins competitivos. Nesta fase, o SESI- SP promoverá a Liga Treinamento Esportivo, competição para as alunas/atletas com o objetivo de incentivar experiências esportivas para auxiliar na formação.
Em 2025, a projeção é iniciar o Rendimento Esportivo de Base, com o time federado Sub-15, ampliação do Treinamento Esportivo para as 11 unidades Sesi participantes e crescimento do Programa Atleta do Futuro, com previsão de atingir mais de 5.000 alunas.