O grupo sagou-se campeão de todas as competições que compõem o calendário do basquete feminino disputados em 2024
Por: William Figueiredo, comunicação Sesi-SP
24/07/202415:36- atualizado às 15:41 em 24/07/2024
O Sesi Araraquara Basquete alcançou mais um marco histórico ao conquistar o bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF). Em uma emocionante virada, a equipe se tornou a primeira na história da LBF Caixa a reverter uma desvantagem de 2 a 0 na final e sagrar-se campeã, vencendo o decisivo jogo 5 contra o Sampaio Basquete por 73 a 65, jogando fora de casa no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, Maranhão.
A partida emocionante e disputada minuto a minuto, marcou a despedida da pivô Érika de Souza, uma lenda do basquete brasileiro, que encerrou sua carreira após uma trajetória brilhante na seleção brasileira, WNBA, Europa, Jogos Pan-Americanos. Érika contribuiu com dois pontos e quatro rebotes em seus minutos finais em quadra.
“Eu fico muito agradecida por tudo o que fiz, por todos os clubes que passei, por todas as pessoas que, direta ou indiretamente, me apoiaram, me ajudaram. De verdade, eu vou sentir muita falta, mas esse momento chega para todo mundo e o meu momento chegou. Mas eu me sinto muito feliz de poder estar aqui, aos 42 anos, poder contribuir com a minha equipe, aonde eu fui muito feliz”, disse a atleta.
Érika levanta troféu da LBF CAIXA em seu último ato na carreira (crédito João Marcos/LBF)
Dominando a prorrogação e permitindo apenas dois pontos do adversário, o Sesi Araraquara garantiu mais um título para sua coleção, celebrando o bicampeonato e fortalecendo ainda mais sua hegemonia no basquete feminino.
Não faltou emoção na série decisiva (crédito João Marcos/LBF)
A ala Vitória Marcelino foi o destaque da partida final, contribuindo com 22 pontos e sete rebotes, alcançando a maior eficiência do jogo. A capitã Aline Moura, com um double-double de 15 pontos e 11 rebotes, foi eleita a MVP das finais. Jaqueline de Paula, com dez pontos, incluindo a cesta de três pontos que levou o jogo para a prorrogação, também teve uma atuação decisiva.
Resiliência foi a palavra que o técnico do Sesi, João Camargo, usou para definir esse processo. “É uma equipe que não desiste nunca. Suportamos a pressão e sustentarmos o jogo, além da bola maravilhosa da Jaque nos últimos segundos do tempo normal”, disse.
A equipe continua sua sequência impressionante de conquistas na modalidade. O time é o atual campeão de todas as competições que compõem o calendário do basquete feminino: Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista (tricampeã), Liga de Basquete Feminino (bicampeã), Copa da LBF e Liga Sul-Americana de Basquete Feminino. Esta série de vitórias consolida o Sesi Araraquara no cenário do basquete feminino brasileiro como time multicampeão.
A equipe agora volta suas atenções para o Campeonato Paulista, onde fará sua estreia no dia 18 de agosto, às 16 horas, enfrentando o Corinthians no Ginásio do Parque São Jorge, na capital paulista.
Aline foi MVP das Finais pelo segundo ano seguido (crédito João Marcos/LBF)
Outra notícia boa é a convocação de seis atletas do Sesi Araraquara para o Qualificatório do Pré-Mundial, que ocorrerá em Ruanda, na África, entre os dias 19 e 25 de agosto, seguido pelo Sul-Americano em Santiago, Chile. É a força da indústria contribuindo para o esporte do Brasil.
O anúncio foi feito na terça-feira (23), pela técnica interina da seleção brasileira de basquete, Bruna Rodrigues. Camargo considerou a convocação das jogadoras Gabriela Sossô, Manu de Oliveira, Vitória Marcelino, Aline Moura, Letícia Josefino e Alexia Dagba como “justa e válida”, refletindo o trabalho “super sério do Sesi Araraquara”. Além delas, o preparador físico Fabio Miquilini e a diretora Roseli Gustavo também integram a delegação.