Atletas ganharam um ouro, duas pratas e um bronze e ajudaram seleções a dominarem o quadro de medalhas
Por: Sesi Bauru
23/07/201913:51- atualizado às 16:42 em 06/08/2019
O judô do Sesi-SP foi 100% nos Pan-Americanos Sub-18 e Sub-21 disputados no último final de semana em Cali, na Colômbia. Os quatro judocas que integraram as seleções brasileiras de base conquistaram medalhas nas duas importantes competições do cenário mundial da modalidade, pois ambas somam pontos no ranking mundial que define os cabeças de chave dos Campeonatos Mundiais Sub-18, em setembro, no Cazaquistão, e Sub-21, em outubro, no Marrocos.
Os judocas que treinam no Sesi Bauru sob a supervisão do técnico Omar Augusto Miquinioty Junior e do sensei Marco Dantas, trouxeram para casa quatro medalhas: Laislaine Sampaio da Rocha (até 78 kg) foi ouro, Renan Ferreira Torres (até 60 kg) e Matheus Roberto Pereira (até 66 kg) foram prata e Michael Vinicius de O. Marcelino (até 66 kg) foi bronze.
Os judocas ajudaram as seleções brasileiras a dominarem o quadro de medalhas nas duas competições. Com a prata de Matheus Pereira, a seleção brasileira juvenil (Sub-18) contabilizou 15 medalhas no total, sendo nove de ouro, três de prata e três de bronze na competição que contou com 170 judocas de 20 países. Completaram o pódio no quadro geral Estados Unidos, com três ouros, três pratas e cinco bronzes, e a Colômbia, com duas medalhas de ouro, duas de prata e três bronzes.
Com o ouro de Laislane Rocha, a prata de Renan Torres e o bronze de Michael Marcelino, a seleção júnior do Brasil brilhou com sete medalhas de ouro, além de quatro pratas e cinco bronzes, resultado que deixou o Brasil na liderança disparada do quadro geral de medalhas à frente do México, com dois ouros e três bronzes, e dos Estados Unidos, com um ouro, duas pratas e dois bronzes.
Para ficar com o ouro, Laislane Rocha bateu a equatoriana Denisse Cuero na semifinal e, na final, ganhou da americana Natalija Stanosevic. Já Matheus Pereira ficou com a prata após superar o cubano Kimy Bravo Blanco na semifinal e perder a final diante do colombiano Mateo Mejia, enquanto Renan Torres, que também disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, no período de 26 de julho a 11 de agosto, conquistou a prata após ser derrotado na final pelo americano Jacob More. Por fim, Michael Marcelino ganhou o bronze ao superar o argentino Tomas Couzo Aspitia.
O técnico dos judocas do SESI Bauru, Omar Augusto Miquinioty Junior, exaltou o desempenho dos atletas. “Foi um ótimo resultado, pois todos os quatro atletas conquistaram medalhas em uma competição com nível acentuado”, destacou. As competições em Cali contaram com 171 atletas de 19 países.
"Em números gerais, nossa avaliação foi positiva. Levamos 32 atletas para os dois Pan-Americanos, Sub-18 e Sub-21, e tivemos 31 medalhistas. Mais da metade dos atletas conquistaram medalhas de ouro", pontuou Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ em entrevista ao site da entidade. "Conquistamos pontos importantes no ranking mundial que podem colocar nossos atletas como cabeças de chave nos Campeonatos Mundiais dessas classes", completou.