O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Conheça as novas contratações das equipes feminina e masculina do SESI-SP, e o impacto do programa paralímpico

Com novos reforços, o SESI-SP Goalball busca ampliar suas conquistas na modalidade na temporada 2025

Com novos reforços, o SESI-SP Goalball busca ampliar suas conquistas na modalidade na temporada 2025

 Por: William Figueiredo, comunicação Sesi-SP
17/03/202515:10- atualizado às 15:10 em 17/03/2025

O Sesi-SP se destaca no cenário esportivo brasileiro não apenas pelo alto desempenho de seus atletas, mas também pelo compromisso com a inclusão e o desenvolvimento do esporte paralímpico. No Goalball, modalidade criada especificamente para atletas com deficiência visual, as equipes masculina e feminina do SESI-SP vêm conquistando vitórias e fortalecendo a equipe.

Para 2025, dois grandes reforços se juntam no time: Geovana Clara Costa de Moura e Marcelino de Moraes Lara são as novas contratações, que chegam em busca do lugar mais alto nos pódios.

 

EQUIPE FEMININA E MASCULINA DE GOALBALL SESI-SP - FOTO_KARIM KAHN

 

Feminino 

A equipe feminina, que é sete vezes campeã nacional (2024, 2023, 2022, 2019, 2017, 2016 e 2013) se consolida como uma potência no esporte, com jogadoras experientes. A caçula e contratada da equipe feminina é a potiguara Geovana, 25 anos, ala direita.

Eu venho de longe, lá do Nordeste, e aqui no SESI fui recebida de braços abertos. A equipe me apoia bastante e estou muito feliz em poder contribuir com o time a atingir os objetivos da temporada, como no Mundial na Finlândia, em maio”, comentou a atleta, que defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Ela se junta às multicampeãs Danielle Vilas Longhini, 24 anos, da ala direita, e a pivô Ana Gabryele Brito Assunção, 34 anos, estrelas da casa. Além da versatilidade das atletas Ana Beatriz de Lima Bernardo, 25 anos, que atua como ala esquerda e pivô, e Moniza Aparecida de Lima, 26 anos, que joga como pivô e ala direita.

 


Geovana Moura – Atleta Goalball SESI-SP
Foto: Karin Kahn / Sesi-SP

 

Masculino 

Já na equipe masculina, o sul mato-grossense Marcelino de Moraes Lara, 29 anos, chega para fortalecer ainda mais o elenco, que já conta com grandes nomes, como José Márcio “Parazinho”, 29 anos, referência no ataque, pois mostra sua versatilidade nas posições de ala direita e esquerda.

A gente sempre ouve falar muito bem do SESI-SP, uma equipe respeitada dentro do Goalball brasileiro. Para mim é a realização de um sonho participar desse time e espero treinar bem e forte, para alcançarmos grandes conquistas”, comentou.

Ao seu lado, Cristiano Balbino dos Santos, desempenha um papel fundamental na ala, enquanto os jovens Marco Antônio, 18 anos, e Elysson de Souza, 22 anos, também se revezam como alas e pivôs.

Completando o time, Marcos Vinícius, 22 anos, reforça a defesa e o contra-ataque, trazendo equilíbrio à equipe que busca o sexto título nacional nesse ano (2024, 2023, 2022, 2019 e 2017).

Segundo o técnico Diego Coletes, em 2025, o time está se reformulando, com a saída de alguns nomes. “Estamos oferecendo a possibilidade de treino e jogo para atletas que nunca tiveram a oportunidade, em uma equipe que possui diariamente treinamentos de qualidade, como no SESI-SP. A temporada já começou e os resultados são muito positivos, e que nos enche de força e esperança de vitórias”, comentou.

 

Marcelino Lara – Atleta Goalball SESI-SP
 Foto: Karin Kahn / Sesi-SP

 

Impacto do Programa Paralímpico do Sesi-SP 

O Programa Sesi Esporte tem um papel crucial no desenvolvimento do Goalball e de outras modalidades paralímpicas, promovendo oportunidades para atletas e incentivando a formação de novos talentos.

A iniciativa não investe apenas na estrutura e no treinamento das equipes, mas também trabalha na inclusão social, por meio do esporte, levando o Goalball para diversas unidades do Sesi-SP e estimulando a prática desde a base.

Com um planejamento estruturado e um time de profissionais capacitados, o programa impulsiona a performance dos atletas, garantindo um espaço de excelência para o desenvolvimento do Goalball.

Além disso, o Sesi-SP se destaca por sua participação em competições nacionais e internacionais, consolidando-se como referência no esporte adaptado.

 

Futuro do Goalball no Sesi-SP 

Com um elenco forte e um programa bem estruturado, as equipes masculina e feminina do Sesi-SP treinam na unidade do Sesi Mogi das Cruzes, e seguem mirando em novos desafios e conquistas.

O compromisso com o esporte paralímpico vai além das quadras, pois impacta diretamente a vida dos atletas ao promover a inclusão e o reconhecimento do potencial de cada jogador.

O trabalho contínuo no desenvolvimento da modalidade e a busca por novos talentos garantem que o Sesi-SP continue sendo uma potência na Goalball, reforçando a importância do esporte como ferramenta de transformação social.

 

Acompanhe as próximas competições e fique por dentro das conquistas do Sesi-SP!

Leia também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.