O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Biomecânica esportiva: como a tecnologia é utilizada em benefício dos atletas

Durante os treinamentos no Sesi Santo André, competidores recebem acompanhamento diário para evolução dos movimentos

Durante os treinamentos no Sesi Santo André, competidores recebem acompanhamento diário para evolução dos movimentos

 Por: João Pedro Dechechi - Comunicação Regional ABCD
25/03/202512:01- atualizado às 10:21 em 26/03/2025

Você já ouviu falar sobre a Biomecânica do esporte? Ela estuda o movimento dos atletas com base nas leis da Física, visando melhorar o desempenho e prevenir lesões.  Presente em diversas modalidades, essa ciência analisa gestos esportivos, força, equilíbrio e até mesmo o impacto das superfícies de treino no corpo dos competidores. Com a ajuda de tecnologias como sensores de movimento e softwares de análise, treinadores e especialistas conseguem identificar ajustes precisos que fazem a diferença na performance e na longevidade da carreira dos atletas. 

Para os corredores e saltadores das equipes de Atletismo Olímpico e Paralímpico do SESI-SP, que treinam em Santo André, esse campo é essencial devido ao impacto causado por movimentos como a saída dos blocos, os ângulos e a aceleração. A biomecânica esportiva Jerusa Petrovna Resende Lara é responsável por acompanhar, diariamente, os atletas do Programa SESI Esporte (alto rendimento). Seus principais objetivos são: auxiliar no movimento dos esportistas, realizar monitoramentos e fornecer feedbacks imediatos.

       Biomecânica de Atletismo, Jerusa Petrovna Resende Lara, fornecendo instruções para um atleta (crédito: Divulgação) 

Ela explica como acontecem as intervenções. “Antes dos treinos e competições, fazemos todos os ajustes necessários e mostramos o que precisa ser melhorado, seja a postura no bloco, a maneira de correr ou a posição dos braços. Assim, quando chegar a hora de competir, a ideia é que eles consigam obter o melhor desempenho possível”, afirma Jerusa. 

Para Erik Felipe Cardoso, atleta da equipe de Atletismo Olímpico e primeiro competidor brasileiro a correr abaixo dos 10 segundos nos 100m, esses pequenos detalhes são essenciais para um bom desempenho. “A minha prova dos 100m é muito técnica, então, quando você consegue ter uma boa postura e aplicar a força no lugar certo, tende a correr mais rápido e, consequentemente, ter uma melhor performance”, destaca. 

                                                                   Erik Felipe Cardoso durante treino de Biomecânica (crédito: Divulgação)                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Preparação e equipamentos 

Jerusa aprimora os movimentos dos atletas filmando os treinos, oferecendo feedbacks e realizando análises quantitativas de ângulos, velocidade e aceleração para traçar melhorias no treinamento. Para isso, utiliza diversos materiais complexos, como alvo de captura de imagem, fotocélulas e equipamentos de medição da altura do salto vertical. De acordo com a profissional, o uso dessas ferramentas é fundamental para os ajustes feitos com os atletas. “É muito importante ter esses equipamentos, pois assim posso medir com precisão o tempo, a velocidade que eles correm e dosar a potência dos membros superiores e inferiores”, conta. 

Vale destacar que no esporte de alto rendimento, todos os setores são fundamentais para que os atletas possam performar com excelência. Por isso, não só a Biomecânica faz parte do processo. Os atletas contam com o apoio de outros profissionais multidisciplinares à disposição, como médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. 

 

Programa SESI Esporte 

O Programa SESI Esporte é uma iniciativa do SESI-SP que visa promover a formação e a disseminação da cultura esportiva, proporcionando acesso ao esporte de qualidade de forma gratuita. Com uma metodologia própria e contínua, o programa é oferecido nas unidades do SESI-SP e fortalecido por parcerias com órgãos públicos, ONGs, clubes e instituições privadas. Ele também se destaca na formação de atletas de alto rendimento por meio da fase de Desempenho, que prepara jovens talentos para competições e contribui para o cenário esportivo nacional. 

 

Estrutura 

O programa está estruturado em três níveis que atendem a diferentes estágios do desenvolvimento esportivo dos jovens: Participação, Aperfeiçoamento e Desempenho. 

Participação: Voltado para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com o objetivo de introduzi-los ao universo esportivo de forma divertida e educativa. 

Aperfeiçoamento: Focado na iniciação de jovens atletas, oferece turmas gratuitas de treinamento para desenvolver talentos e melhorar habilidades para competições. 

Desempenho: Desde 2008, o objetivo é formar atletas de alto rendimento, com foco em modalidades menos conhecidas no Brasil. Com 50% dos atletas das equipes adultas provenientes das categorias de base do SESI-SP, o programa busca desenvolver talentos e contribuir para o cenário esportivo nacional, promovendo atletas para o alto rendimento. 

Leia também