Saiba mais sobre os cursos livres oferecidos pelo SESI-SP para iniciação musical.
Os Núcleos de Música do Sesi-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele) nos níveis básico, intermediário e avançado, em Canto e, em Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), divididos em módulos chamados de Iniciação Instrumental I, II, III e IV e Prática de Conjunto.
São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de cinco anos, para os cursos de cordas dedilhadas, a partir de seis ao Canto e, aos sete anos aos cursos de cordas friccionadas. O objetivo é promover o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.
Criado desde 2013, os Núcleos de Música do Sesi-SP vêm desenvolvendo com excelência o acesso à música oferecendo cursos gratuitos de Iniciação Instrumental e Prática de Conjunto para o ensino de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico).
O módulo de Iniciação Instrumental em violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, oferece o primeiro contato com os instrumentos para alunos divididos em três faixas etária: de 7 a 12 anos; de 13 a 17 anos, e de 18 a 90 anos. O curso é dividido em quatro níveis e adota uma metodologia desenvolvida pelo próprio Sesi-SP.
Já a Prática de Conjunto é um grupo de referência no qual os alunos podem interagir com um repertório mais avançado e realizar apresentações. Este curso, especificamente, exige do aluno conhecimento prévio sobre música. Os interessados passarão por processo seletivo no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade.
Atualmente o curso é realizado em treze unidades do SESI no Estado de São Paulo (Ae Carvalho, Araras, Bauru, Diadema /São Caetano do Sul, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos), além de parcerias com transferência de tecnologia do Método Sesi-SP de Ensino de Música – Cordas Friccionadas na região de Guararema. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos de idade até a mais avançada idade.
O projeto contempla Metodologia própria do Sesi-SP, contendo 3 livros, 2 volumes destinados aos alunos e 1 volume ao instrutor. Oferecemos um pacote de ferramentas pedagógicas, gerenciais e de capacitação.
ACADEMIA ORQUESTRAL DE INVERNO
Desde 2017 a Academia Orquestral SESI-SP oferece aos alunos de cordas friccionadas (violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo acústico) dos Núcleos de Música do SESI-SP, uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico, social, artístico e cultural de seus participantes. Ao longo do festival pedagógico, os alunos participam de ima imersão musical com master classes, ensaios de naipe e de orquestra, bate-papos, e atividades musicais especialmente preparadas à eles. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP, com participação de Instrumentistas da Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP.
Ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de alunos bolsistas dos Núcleos de Música, selecionados entre as turmas de iniciação instrumental nas regiões de Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, totalizando 61 alunos com bolsa-auxílio, o que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais.
Desenvolve curso livre e não profissionalizante de iniciação musical e prática instrumental, para público a partir de 8 (oito) anos de idade, em períodos mensais e semestrais divididos em módulos fixos e móveis, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos, nos instrumentos violão e ukulele, nos Centros de Atividades do Sesi de Bauru e de Jundiaí (Atibaia), com base na sensibilização estética e artística do ser.
O módulo de Iniciação Instrumental em violão e ukulele, oferece o primeiro contato com os instrumentos, dividido em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.
O curso de ‘Iniciação ao Canto’ é oferecido gratuitamente em 24 unidades da Rede Escolar SESI-SP, por meio de uma parceria entre a Gerência Executiva de Cultura e a Gerência Executiva de Educação. O objetivo é aprimorar a experiência pedagógica dos alunos e desenvolver seus aspectos socioemocionais.
As aulas ocorrem uma vez por semana, com 1h30 de duração, prioritariamente no contraturno escolar, seguindo uma abordagem de ensino coletivo. O número de vagas varia entre 8 e 32 por turma, conforme a capacidade de cada unidade.
Durante o curso, os alunos aprendem técnica vocal com foco na autopercepção, respiração e organização corporal para o canto. A percepção auditiva é estimulada por meio de canções populares brasileiras e jogos musicais, além da exploração dos parâmetros musicais previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do SESI-SP.
Além do aprimoramento vocal, o curso incentiva o trabalho em equipe, a percepção das emoções e a interação com alunos de diferentes turmas. Os estudantes também têm a oportunidade de se apresentar em escolas e teatros do SESI, aprimorando a performance de palco e desenvolvendo confiança na expressão artística.