O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Núcleo de Literatura

Com experiência de mais de 70 anos em Difusão Literária, a organização oferece mais uma linguagem para a formação cultural.

Com experiência de mais de 70 anos em Difusão Literária, a organização oferece mais uma linguagem para a formação cultural.

O Núcleo de Literatura SESI-SP estreia no segundo semestre de 2019, reafirmando a vanguarda já conhecida da organização na formação cultural gratuita.

De maneira contínua e diversificada, os cursos livres são voltados para os mais diversos públicos, que têm como objetivo transpor o limite entre serem consumidores para se tornarem produtores de cultura. O SESI-SP atua na formação de agentes de transformação para o desenvolvimento da cidadania.

Os núcleos, que são espaços para intercâmbio de interesses entre os alunos e mediação por parte dos professores, já somam três décadas no SESI-SP, assim como a área de Difusão Literária abraça o mais antigo projeto em pleno vapor, a Caixa de Cultura.

No decorrer dessa história, muitos escritores e ilustradores premiados nacional e internacionalmente passaram pelo SESI-SP, para os mais diversos projetos. Atualmente, o Podcast LiteraTUDO é um exemplo de programação que abrange milhares de pessoas, além do Sábado Literário, Literatura Livre, Clube Literário e o Bate-papo Literário.

Núcleo de Literatura tem, normalmente, 8 horas de duração, divididas em 04 encontros de 2 horas.

 

ABRIL 2024 

No mês de abril, às quartas-feiras, foi realizado o Núcleo de Literatura com os Bibliotecários da rede SESI-SP de Ensino, com o curso: “O uso pedagógico das Histórias em Quadrinhos na formação de leitores”, ministrado pelo roteirista Roberto Munhoz, nos dias 03, 10, 17 e 24 de abril de 2024, das 14h às 16h, totalizando 8h. 

O curso teve o objetivo de apresentar aos interessados a força expressiva das Histórias em Quadrinhos na comunicação e suas principais técnicas de produção, visando explorar seu potencial como ferramenta pedagógica interdisciplinar, em sala de aula, com o propósito de estimular o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela arte, escrita, leitura e conhecimentos diversificados 

Conteúdo programático  

  • Uma breve história das Histórias em Quadrinhos; 
  • Exemplos selecionados de Histórias em Quadrinhos para exploração didática em sala de aula; 
  • Abordagem das principais técnicas relacionadas à produção das Histórias em Quadrinhos;
  • Exercícios práticos.

O professor, apresentou referências literárias para inspiração e reflexão. 

 

JUNHO 2023 

Às quartas-feiras do mês de junho, no Centro Cultural FIESP, aconteceu mais uma edição do Núcleo de Literatura com o curso intitulado “Brasil profundo: Um mergulho Literário”. Sob comando do Prof. Emerson Almeida Matos, os encontros, que aconteceram de forma presencial, promoveram uma incursão na produção literária contemporânea, deslocando as narrativas para paisagens rurais e ancestrais. 

Durante as 4 aulas “Fazendo as malas”, “A viagem”, “Brasil raso, e Brasil profundo” e “O mergulho”, os participantes puderam olhar para espinha dorsal dos processos históricos através da literatura nacional, retomando a importância das páginas dos livros como testemunhas e agentes da história. Além dos exercícios de leitura, os alunos compartilharam, analisaram e refletiram seus textos produzidos com a turma. 

O professor, também apresentou referências literárias para inspiração e reflexão, como as obras “Torto arado” e “Doramar ou a odisseia: Histórias” de Itamar Vieira Junior, escritor vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2020. A partir dos textos base, foi discutido um Brasil distante dos centros urbanos e paisagens batidas no mainstream nacional, fomentando um novo ponto de vista para o país, compreendendo suas nuances, contextos e movimentos. 

 

O curso aconteceu de forma presencial em todas as quartas-feiras do mês de maio: 04/05 19h30 - 11/05 19h30- 18/05 19h30 - 25/05 19h30, totalizando 8h. 

Teve como objetivo disseminar a Biblioterapia, por meio de leituras previamente selecionadas: poemas, contos e histórias. Promover discussões em grupo que favoreça a reflexão, a interação e integração dos participantes.?Propiciar momentos de diálogo, escuta atenta, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, nos campos de atuação cotidiana e artístico literário.

 

   

 

1º Encontro
1º Encontro

 

2º Encontro
2º Encontro

 

3º Encontro
3º Encontro

 

4º Encontro
4º Encontro

 

 

 

 

Público-Alvo:

  • Educadores
  • Agentes Culturais
  • Mediadores Culturais
  • Profissionais da informação
  • Pessoas que tenham interesse no assunto

Poesia: do offline ao online

Ministrada por: Zack Magiezi

Classificação: jovens e adultos

Dias: 03/06, 10/06, 17/09 e 24/06 (quintas-feiras)

Local: Youtube Centro Cultural FIESP

Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4

 

 

Microcontos (setembro) – João Anzanello Carrascoza

PÚBLICO-ALVO:

  • Educadores
  • Agentes Culturais
  • Mediadores Culturais
  • Profissionais da informação
  • Pessoas que tenham interesse no assunto

Vasto Mundo dos Microcontos

Ministrada por: João Anzanello Carrascoza

Classificação: 18 anos

Dias: 05/09, 12/09, 19/09 e 26/09 (quintas-feiras)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Centro Cultural FIESP – Sala Educativo

Número de vagas: 30 (máximo)

Inscrições: https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Gratuito.

Conteúdo programático:

1- O conto (definição)

2- Elementos do conto (foco narrativo, personagens, ação, desfecho)

3- Exemplos de conto e seus subgêneros (short story, miniconto e microconto)

4- A criação de microcontos (exercícios) – tema geral

5- A criação de microcontos (exercícios) – tema específico da oficina (a ser

definido).

Objetivos:

  • Partilhar com os participantes os princípios que norteiam o conto contemporâneo;
  • Estimulá-los a produzir micro-histórias, sobretudo relacionadas a um tema da vida contemporânea;
  • Reunir os melhores microcontos para gerar como uma coletânea a ser publicamente divulgada.

 

João Anzanello Carrascoza é escritor e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os romances Aos 7 e aos 40 e Caderno de um ausente, as coletâneas de contos O volume do silêncioEspinhos e alfinetesAmores mínimos e Aquela água toda, entre outras, e os livros de microcontos Linha única e Vamos acordar o dia?. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Jabuti, Guimarães Rosa (Radio France Internationale), Fundação Biblioteca Nacional, APCA e Fundação do Livro Infantil e Juvenil.

Confira os vídeos com as produções de textos dos alunos:

- Natal

- Ano Novo

Contação de Histórias (outubro) – Ana Luisa Lacombe

PÚBLICO-ALVO:

  • Educadores
  • Agentes Culturais
  • Mediadores Culturais
  • Profissionais da informação
  • Pessoas que tenham interesse no assunto

Quanta história numa história!

Ministrada por: Ana Luiza Lacombe

Classificação: 18 anos

Dias: 03/10, 10/10, 17/10 e 24/10 (quintas-feiras)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Centro Cultural FIESP – Sala Educativo

Número de vagas: 30 (máximo)

Inscrições: https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Gratuito.

Conteúdo programático:

Primeiro Encontro

  • Educadores
  • O Corpo do Contador
  • O papel do Contador de Histórias nos dias de hoje
  • A importância das historias na formação do ser humano
  • Gêneros literários dos contos populares (mitos, fábulas, contos de fadas e lendas)

Segundo Encontro

  • A sombra e o medo nas histórias
  • Formação de repertório / faixa etária
  • Estrutura da história
  • Distribuição das histórias entre as duplas ou trios

Terceiro Encontro

  • Mediação, narração oral e leitura
  • Uso da Voz e corpo (exercícios)
  • Preparação de uma história (e recursos vocais e corporais)

Quarto Encontro

  • Ensaio das histórias / supervisão
  • Roda final: experimentar narrar uma história e tentar se apropriar dos temas abordados no curso
  • Devolutiva

Objetivos:

  • Compreender o poder das histórias e sua importância para a formação do indivíduo
  • Tomar contato com algumas técnicas para se contar histórias
  • Identificar as dificuldades e soluções para exercer uma boa narrativa

 

Ana Luiza Lacombe é atriz, contadora de histórias, escritora e figurinista. Carioca, radicada em São Paulo, atua desde 1980 como atriz e, com o passar dos anos, foi ampliando sua área de atuação. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o à sua experiência no teatro. Em 2003, montou o espetáculo “Fábulas de Esopo” com o qual ganhou o Prêmio APCA de Melhor atriz 2003 e teve três indicações para o Prêmio Coca-Cola. Em 2006 estreou “Lendas da Natureza”. Com o espetáculo conquistou: o Prêmio APCA de Melhor Atriz, Prêmio Coca-Cola Femsa de Melhor Atriz e no 10º Festival Nacional de Teatro de Americana os prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor atriz e Melhor direção.

Escrita Criativa (novembro) - Ronaldo Bressane

PÚBLICO-ALVO:

  • Escritores
  • Jornalistas
  • Artistas
  • Redatores
  • Livreiros
  • Roteiristas
  • Estudantes de Literatura
  • Pessoas interessadas em tornar mais criativa a sua escrita

Arte longa, escrita breve

Ministrada por: Ronaldo Bressane

Classificação: 18 anos

Dias: 07/11, 14/11, 21/11 e 28/11 (quintas-feiras)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Centro Cultural FIESP – Sala Educativo

Número de vagas: 30 (máximo)

Inscrições: https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Gratuito.

Conteúdo programático:

  • Aula inaugural: integração e exposição da metodologia. Teoria: história do ensaio, alguns ensaístas importantes, limites e definições do gênero. Montaigne. Teoria: Crônica. A autoficção; a linguagem subjetiva. Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Antonio Prata, Alexandra Lucas Coelho. Proposta 1.
  • Leitura crítica dos textos produzidos para proposta 1. Teoria: Ensaio. Síntese de autoficção, reportagem e reflexão. Kalaf Epalanga, Karl O. Knausgard, Djaimilia P. Almeida, Nick Tosches, Margarita García Robayo. Proposta 2.
  • Leitura crítica dos textos criados para proposta 2. Teoria: Microconto. Tempo, espaço e personagem em doses mínimas. Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Lydia Davis, Natércia Pontes, Alex Epstein, Max Aub, Manoel Carlos Karam. Proposta 3.
  • Leitura crítica dos textos criados para propostas 3, 2 e 1. Reflexão final sobre Edgar Allan Poe, Cartier-Bresson e o instante decisivo.

Objetivos:

  • Neste curso, o frequentador poderá testar sua escrita de textos breves ao mesmo tempo em que acessa o melhor da literatura contemporânea. As definições de crônica, de conto, de ensaio; os embates entre autoficção e metaficção; as encruzilhadas entre jornalismo, literatura e academia –alguns pontos turísticos onde o percurso desta oficina literária vai aportar.

 

Ronaldo Bressane , paulistano, 48 anos, estudou Comunicação na FAAP, Letras na USP e é mestrando em Estudos Literários na Unifesp. Passou por redações como Trip, seLecT, Estadão e revistas da editora Abril, é crítico literário do caderno Aliás e colabora em veículos como Bravo!, Cândido e Ponto. É autor dos romances Escalpo (romance, Reformatório) e Mnemomáquina (Demônio Negro), dos romances gráficos Sandiliche (Cosac Naify) e V.I.S.H.N.U. (Companhia das Letras), e organizou a antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras). Desde 2005 ensina escrita criativa em lugares como Instituto Vera Cruz, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Casa das Rosas, Casa do Saber, Universidade do Livro, Centro Cultural B_arco, Espaço Cult, Istituto Europeo di Design, Tapera Taperá, Escrevedeira e variadas unidades do Sesc de todo o país; há 4 anos mantém o laboratório de ficções breves Submarino. Site: ronaldobressane.com.